Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Porque é que algumas comidas sabem melhor no dia seguinte?

Também faz parte do leque de pessoas que fica deliciado com algumas comidas que sobram do dia anterior?

Porque é que algumas comidas sabem melhor no dia seguinte?
Notícias ao Minuto

14:30 - 08/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

A comida feita na hora e ainda a fumegar tem um sabor especial, especialmente no inverno e quando estamos rodeados de pessoas que nos são queridas, mas há refeições que ficam ainda mais saborosas quando são aquecidas. Porque é que isso acontece? Porque são feitas com ingredientes que ficam mais ‘apurados’ com os processos de cozedura, refrigeração e reaquecimento.

Entre os alimentos que melhor reagem à dupla reação química (a da cozedura e a do posterior aquecimento) estão a cebola, o alho, o pimentão e as ervas aromáticas, que interagem facilmente com as proteínas e amidos dos outros alimentos cozinhados, conta o site La Vanguardia.

Os assados são um dos exemplos mais sonantes de como uma refeição aquecida pode ter ainda mais 'glamour' (ou melhor, sabor) e tudo acontece pelo efeito gelationoso que o molho ganha à medida que vai arrefecendo.

Esta gelatina volta ao seu estado líquido quando é novamente aquecida e é nesta nova reação química que os sabores tendem a intensificar-se, tornando a carne mais fibrosa e saborosa, continua a publicação.

Mas não é apenas o sabor em si que melhora. A textura de algumas refeições fica beneficiada com o processo de aquecimento, tornando a experiência ainda mais agradável.

Porém, se pensa que quanto maior for a temperatura a que aquece as refeições melhor será o sabor final engana-se. O ideal é que a temperatura não exceda dos 75ºC, sob a pena das propriedades dos alimentos se perderem e o sabor atenuar.

Mas podem todos os alimentos ser aquecidos? Nem por isso. Há alimentos que não devem ser aquecidos depois de cozinhados sob pena de pôr a sua saúde e bem-estar em risco, como é o caso destes e destes. Mas não só. Como lhe contámos aqui, o segredo para reaquecer a comida é fazê-lo completamente e de forma uniforme – ou seja, de preferência no fogão. O micro-ondas aquece a comida de forma desigual, deixando margem para a proliferação de bactérias.  

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório