Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Dor no treino? Saiba quando é boa e quando é má

Diz-se que a dor é sinal de que os músculos estão a ser devidamente trabalhados. Mas há que saber encontrar os limites.

Dor no treino? Saiba quando é boa e quando é má
Notícias ao Minuto

07:35 - 08/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Seja durante ou depois do treino, há um tipo de dor muscular que pode ser uma constante, especialmente quando se trata de treinos de força realizados de forma frequente e com poucos intervalos entre si.

Esta é a aquela a que se chama de ‘dor boa’, isto é, uma dor que associamos ao exercício físico, mas que “não limita (o movimento) e permite continuar (a exercitar-se) até ao momento em que o músculo fica realmente esgotado e não trabalhe mais”, explica à BBC Juan Francisco Marco, professor no Centro de Ciência do Desporto, Treino e Fitness de Alto Rendimento em Espanha. Porém, nem todas as dores são para ignorar e é aqui que entra a dor má.

“Uma diferença é que a dor boa vai surgindo de forma gradual durante o exercício. Em comparação, a dor má começa praticamente no começo do exercício, quando o músculo está frio. À medida que o treino vai avançando, a dor má vai diminuindo porque o músculo vai aquecendo e a articulação vai lubrificando. Mas é uma dor que persiste e com o tempo obriga a parar”, frisa em declarações ao canal britânico.

Mas, na prática, como se distingue uma dor boa de uma dor má? “As pontadas comuns devem durar pouco tempo e acontecer durante o movimento dos músculos exercitados. As más são sentidas inclusive quando se está parado, sem necessidade de ativar a musculatura".

Segundo Francisco Sanchez Diego, diretor do centro Corpore 10, a linha que separa a dor boa da dor má é o tempo de descanso, um fator fundamental para dar aos músculos a capacidade de recuperarem do esforço feito. “É como um ciclo. Primeiro, sente-se uma dor boa. Mas, ao não dar o descanso necessário ao músculo, pode-se transformar numa dor má, que está a destruir toda a musculatura”, destaca também em declarações à BBC.

Também tem mais dores dois dias após treinar? Estes são alguns dos motivos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório