Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Bebidas com gás engordam? Hormona da fome está envolvida

Não são só os açúcares que estão em causa, o gás também.

Bebidas com gás engordam? Hormona da fome está envolvida
Notícias ao Minuto

19:27 - 07/01/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Um estudo feito pela Universidade Birzeit, na Palestina, no ano passado, avaliou um grupo de ratos que foram alimentados com bebidas com açúcar e gás, águas com sabores e sem gás ou água natural.

Segundo a BBC, os investigadores descobriram, através da experiência, que os ratos que beberam regularmente as bebidas com gás açucaradas ganharam mais peso e de maneira mais rápida do que aqueles que beberam as bebidas sem gás ou água.

Descobriu-se ainda que os ratos que ingeriram as bebidas com gás e açúcar tinha um nível maior da hormona da fome, a grelina, no sangue, o que pode explicar o aumento de peso.

"Depois de ingerir uma bebida gaseificada, o dióxido de carbono é libertado no estômago. Existem receptores químicos no estômago que detetam o dióxido de carbono e fazem com que as células no topo do órgão libertem grelina e isso faz sentir fome. Outra possibilidade é uma coisa mecânica. O estômago incha e expande-se com o gás, estimulando as células e a libertação de grelina", afirma o médico James Brown, da Universidade Astom, em Birmingham, à BBC.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório