Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Gel contraceptivo masculino será testado em abril

O novo método será utilizado por 400 casais durante um ano

Gel contraceptivo masculino será testado em abril
Notícias ao Minuto

23:03 - 03/01/18 por Notícias ao Minuto com ANSA

Lifestyle Carreira

O Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (Nichd) dos Estados Unidos desenvolveu um gel contracetivo masculino que bloqueia temporariamente a produção de esperma.

Este novo método começará a ser testado por 400 casais já em abril deste ano. Os testes durarão aproximadamente quatro anos e serão realizados com parceiros dos Estados Unidos, Itália, Grã-Bretanha, Chile, Suécia e Quénia.

Batizado de NestoroneGel, o produto contém duas hormonas sintéticas: testosterona e progesterona. O gel deve ser aplicado nos braços e nas costas dos homens diariamente, diz a ANSA.

A progesterona sintética impede os testículos de produzir testosterona o suficiente para o nível normal de esperma. E a testosterona substitutiva é necessária para contrastar o equilíbrio hormonal, mas sem produzir espermatozóides.

"Não é um grande esforço. Só é necessário lembrar de usá-lo todos os dias", explicou Diana Blithe, diretora do programa de desenvolvimento de contraceptivos do Nichd, cita a ANSA.

O método é capaz suprimir o nível de esperma por aproximadamente 72 horas. Numa fase inicial, os homens deverão usá-lo por pelo menos quatro meses e as parceiras deverão usar algum contracetivo também. Enquanto isso, os cientistas irão monitorizar os níveis de espermatozóides dos homens, que devem cair a menos de um milhão por mililitro para prevenir de maneira eficaz a gravidez.

Assim que o número de espermatozóides passe a ser significativamente baixo, o casal utilizará somente o gel contracetivo ao longo de um ano.

O método já havia demonstrado eficácia em 2012, porém eram dois produtos diferentes a serem aplicados na pele. Atualmente, uma das únicas opções contracetivas masculinas é o uso de preservativo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório