Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Dos dentes ao cóccix. Cinco curiosidades sobre o corpo humano

Que o corpo humano é uma verdadeira caixinha de surpresas, poucas ou nenhumas dúvidas restam. Mas sabemos tudo sobre a nossa ‘máquina’? Nem por isso.

Dos dentes ao cóccix. Cinco curiosidades sobre o corpo humano
Notícias ao Minuto

22:00 - 02/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Factos

O corpo humano é uma das máquinas mais complexas que podemos tentar conhecer. Dona de uma forma de atuar muito própria, esta máquina que nos dá vida é detentora de uma capacidade quase exclusiva de adaptação, mas não só: é dona e senhora de um conjunto de caraterísticas surpreendentes.

E uma dessas curiosidades diz respeito à capacidade de mexer as orelhas sem nelas tocar. Porque é que algumas pessoas são capazes disso e outras não? Porque ainda possuem um gene que determina a existência de três músculos na orelha, diz a BBC, explicando que esses mesmos músculos foram determinantes para os nossos antepassados e que se mantêm na essência de alguns animais, servindo como forma de se prevenirem da ameaça de predadores.

Também o cóccix foi, em tempos, uma parte determinante no corpo humano, servindo de início da cauda. Hoje, é apenas um nosso que nos ajuda a ficarmos confortáveis quando estamos sentados.

Há quem tenha de ser operado de urgência ao apêndice, mas a verdade é que este pequeno órgão quase nem se faz ‘sentir’ no corpo humano, não tendo um impacto direto no seu bom funcionamento. Mas, então porque é que continua lá? Porque foi outrora benéfico para a saúde, mesmo que a ciência ainda não tenha conseguido determinar a sua real funcionalidade, diz a publicação. Mas o apêndice não é a única parte do corpo que causa transtorno e que, na verdade, para nada serve. Os dentes do siso são igualmente desnecessários no corpo humano, uma vez que o ser humano já não precisa deles para mastigar os alimentos (até porque estes dentes tendem a dar o ar da sua graça apenas quando as pessoas envelhecem).

Os arrepios de frio são uma constante, mas também uma forma de defesa automática do nosso corpo. Segundo a BBC, as pessoas ficam arrepiadas como forma de manter a temperatura do corpo estabilizada quando faz frio (algo que nos nossos antepassados era ainda mais eficaz por conta dos pelos mais grossos que tinham), mas serve ainda para espelhar o medo.

Sabe qual é a velocidade do espirro? Ou quanto tempo levam os ossos a renovarem-se? Quer saber mais sobre o corpo humano? Tem aqui outras 30 curiosidades sobre esta 'máquina'.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório