Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

O que pode (e deve) fazer para ter um melhor sistema imunitário

Se quer começar 2018 em grande, então o primeiro passo é cuidar da saúde ‘por dentro’.

O que pode (e deve) fazer para ter um melhor sistema imunitário
Notícias ao Minuto

10:00 - 02/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Cuidar por dentro para se ver por fora. Esta é uma das velhas máximas da saúde e um dos lemas de quem pretende ter uma boa aparência aliada a uma boa saúde interna. Mas, para que tal seja possível, é preciso centrar as atenções num aspeto muito próprio do corpo humano: o sistema imunitário.

A alimentação tem, claro, um papel determinante nesta luta por um corpo mais belo e saudável, mas é possível ir além das recomendações base para uma deita variada e equilibrada. Embora esta seja a base da boa saúde, existem formas mais ou menos criativas de conseguir e uma delas passa por incluir mais cogumelos na alimentação diária, podendo mesmo este alimento fazer as vezes da proteína animal.

Como destaca a Women’s Health no seu site, os cogumelos têm sido associados cientificamente a um forte impulso do sistema imunitário, uma vez que ativam as células que combatem a inflamação.

Trocar (se possível, de vez) os cereais refinados pelos cereais integrais é outro passo eficaz a dar e que ajuda o organismo a proteger-se contra potenciais agressões externas. Este tipo de hidrato de carbono complexo é rico em fibra, que reforça o sangue e o ‘escudo protetor’ do corpo humano que fica ainda mais capaz de lutar contra vírus e infeções. As bactérias dos intestinos, que são a base da boa saúde, também ficam a beneficiar.

E ouvir música? Pois bem, este simples e prazeroso hábito pode fazer mais por si do que consegue imaginar. Diz a publicação que cantarolar e ouvir músicas que são do agrado ajuda a baixar os níveis de cortisol, algo que, por si só, é meio caminho andado para se ter mais saúde e um sistema imunitário mais forte. E por falar em baixar o stress, nada como passar a meditar todos os dias.

Terminar o banho com água fria (para ajudar o organismo a resistir a gripes) e comer mais e mais sushi são outras formas bastante eficazes de ter um organismo mais reforçado. No caso do sushi, o protagonista é o salmão, um alimento anti-inflamatório e rico em carotenóides.

Passar mais tempo junto da natureza – na calma e longe da azáfama das grandes cidades – ajuda a inspirar um ar de melhor qualidade, a manter a mente ‘livre’ e a dar ao sistema imunitário a paz e os benefícios da natureza que tão bem fazem.

De uma forma mais irreverente é ainda possível reforçar o sistema imunitário com o simples hábito de ver imagens de pessoas doentes. Sabia que o seu sistema imunitário ativa os mecanismos de defesa quando a pessoa pensa que está à mercê de potenciais bactérias, vírus e germes?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório