Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Cinco dicas para dizer 'adeus' ao vício do telemóvel em 2018

São cada vez mais os malefícios associados ao uso exaustivo de dispositivos móveis, em particular o smartphone.

Cinco dicas para dizer 'adeus' ao vício do telemóvel em 2018
Notícias ao Minuto

07:20 - 27/12/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Rotina

Os smartphones são já uma extensão do corpo humano, atuando mesmo como memória externa das pessoas… mas não só. O uso de dispositivos móveis está associado a uma vida mais facilitada, mas também a uma sem fim de problemas que a médio e longo prazo se tornarão ainda mais notórios.

A dependência de telemóveis é já uma realidade – muito por conta das redes sociais e do medo de não estar a par de tudo (aquilo a que em inglês se chama de F.O.M.O) – e o impacto na saúde e vida social também, estando mais do que na hora de travar o uso exaustivo destes equipamentos digitais (desenhados cada vez mais para que a pessoa se sinta dependente e necessitada).

Para ajudar quem pretende livrar-se da ‘maldição’ dos gadgets, o antigo funcionário da Google Tristan Harris dá a conhecer cinco dicas para dizer 'adeus' ao vício do telemóvel já em 2018.

E o primeiro passo a dar, escreve a BBC, é dar menos cor ao ecrã do smartphone, deixando-o o mais cinzento possível, pois as cores brilhantes são vistas como recompensa para o cérebro, fazendo com que queira mais e mais. E por falar em ecrã, quanto mais limpo de aplicações tiver, menor será a tentação. Diz o antigo funcionário da gigante tecnológica que no ecrã inicial devem constar apenas as aplicações mais enfadonhas e que não peçam muito tempo de uso, como o calendário, a calculadora, etc. Tudo o que é redes sociais deve ficar bem ‘longe’.

Desativar o máximo de notificações, especialmente aquelas que não são pessoais, é também um passo a dar e que, a curto prazo, irá fazer com que a pessoa se ‘esqueça’ de verificar a cada minuto se tem algo novo no telemóvel, algo que acontece porque, muitas vezes, acredita que o ouviu tocar ou vibrar.

Uma vez que o smartphone interfere e muito com a qualidade do sono, Tristan Harris recomenda que se mantenha a distância física do equipamento, especialmente no quarto e na hora de ir dormir. Mas, e se o telemóvel precisar de carregar? Que seja feito noutra divisão da casa e que seja usado um despertador ‘verdadeiro’.

Por fim, mas não menos importante, Harris aconselha ainda o uso do motor de busca do próprio equipamento, um hábito que faz com que seja escrito o nome da aplicação que se quer e que vai fazer com que tal seja feito quando é mesmo necessário abrir a app, enquanto ter o logótipo logo à disposição leva ao clique fácil.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório