Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Sintomas de alergia alimentar que não deve ignorar

Será uma indisposição à boleia da mistura de doces de Natal ou será mais um sintoma de alergia alimentar desvalorizado?

Sintomas de alergia alimentar que não deve ignorar
Notícias ao Minuto

22:01 - 21/12/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Ao contrário dos sintomas de intolerância, que podem aparecer horas ou até mesmo dias depois da ingestão do alimento, os sintomas de alergia alimentar são imediatos. E se pensa que depois de velho já não fica alérgico a nada, engana-se.

As alergias alimentares não escolhem idade e podem surgir em qualquer momento da vida, sendo os sintomas comuns entre crianças e adultos.

Como destaca a revista Prevention no seu site, os sintomas de alergia alimentar são vários e a intensidade depende da forma como o organismo responde ao alimento rejeitado, porém, há sintomas que tendem a ser recorrentes e, por isso, desvalorizados, comprometendo um diagnóstico eficaz e certeiro da alergia.

Entre esses sintomas está o aparecimento de borbulhas na pele, algo que, à partida, as pessoas associam ao uso de cosméticos ou têxteis e não aos alimentos, mas a verdade é que a pele é um dos espelhos mais fieis da presença de alimentos inimigos.

Os batimentos cardíacos mais fracos e a sensação de secura, coceira e/ou dormência na boca são outros sinais a ter em atenção, especialmente se ocorrerem momentos após uma refeição.

Diz ainda a publicação que a dificuldade em engolir ou a sensação de tensão no peito (sintomas que podem aparecer juntos ou de forma isolada) são também um sinal de alergia alimentar, embora possam ser confundidos com um ataque de coração, por exemplo.

Em caso de suspeita de uma potencial alergia alimentar, o melhor é consultar um médico o quanto antes e manter um diário alimentar por perto, onde são anotadas as refeições feitas e os sintomas existentes após cada uma delas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório