Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Como começar 2018 de forma mais saudável em 13 passos

Moderação é a palavra de ordem.

Como começar 2018 de forma mais saudável em 13 passos
Notícias ao Minuto

08:40 - 26/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

É com a entrada num novo ano que desejo de ser mais saudável regressa. Há quem comece já nas festividades – com alguns cuidados alimentares e com alguns ‘travões’ na hora de ir à mesa das sobremesas -, mas há também quem comece apenas assim que o novo ano chega.

Se faz parte do leque de pessoas que a cada Réveillon diz ‘ano novo, vida nova’, então comece já a estudar alguns conselhos para conseguir ser uma pessoa mais saudável em 2018.

E o equilíbrio é a palavra de ordem. De acordo com a nutricionista Cintya Bassi , “é necessário ter moderação nas porções e misturar [as opções mais calóricas] com alimentos saudáveis, como frutas, sumos naturais e saladas, além de cuidar da hidratação. O ideal é que a dieta seja equilibrada durante o ano todo, assim não será um dia a comer um pouco mais que trará consequências más ao organismo”, explica.

A especialista aconselha ainda os aventureiros num estilo de vida mais saudável a aproveitarem os momentos de festa para comer pequenas quantidades dos pratos que mais gostam e dar prioridade à forma de confeção dos alimentos com produtos frescos e naturais ao invés de industrializados. Outro ponto importante é comer ao longo do dia para evitar a falta de controlo à mesa.

Seja num momento de festa ou no dia a dia, a nutricionista salienta que “as frutas oleaginosas, como amêndoas, nozes, amêndoas e o pistácio são ótimas fontes de nutrientes. Além delas, as frutas secas e desidratadas também são nutritivas. Quanto às carnes, prefira magras, como lombo, peru, frango e peixes. O arroz, se possível, substitua o comum pelo integral”.

Quanto às bebidas, a nutricionista alerta para evitar ou consumir com moderação refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois possuem alto valor calórico e nenhum benefício nutricional, à exceção do vinho. A hidratação é uma das palavras de ordem e “sempre que possível, substitua estas bebidas por água de coco, água aromatizada ou sumos naturais. Duas boas opções para hidratar, refrescar e ajudar na digestão são o sumo de melancia com gengibre e o de abacaxi com hortelã”.

Já no que diz respeito aos doces – que, certamente, são os mais difíceis de resistir nesta quadra festiva e também ao longo de todo o ano - o conselho da nutricionista é optar pelo bolo preferido, mesmo assim de forma moderada, isto, claro, seja na Consoada, no jantar de Ano Novo ou em qualquer festa durante o ano.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório