Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Demasiado stressado com as festas de fim de ano? Cuidado com o coração

Excesso de responsabilidades pode estragar as festas e trazer até complicações cardíacas.

Demasiado stressado com as festas de fim de ano? Cuidado com o coração
Notícias ao Minuto

17:07 - 20/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Carreira

As festas de fim de ano são das mais apreciadas, mas são também das que mais tarefas implicam. Há uma sobrecarga de tarefas, gastos, uma grande quantidade de compromissos, despesas e, por isso, esses últimos dias podem ficar mais tensos e stressantes, podendo, por consequência, colocar em risco a saúde cardíaca.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o stress atinge 90% da população mundial. De acordo com o cirurgião cardíaco de São Paulo, Marcelo Sobral, o stress é um grande vilão, pois em altos níveis, pode resultar em arritmias, insuficiência cardíaca e até em enfarte do miocárdio. As emoções mais fortes – seja pela excitação do Natal ou pela tristeza que a quadra pode trazer - podem fazer com que o corpo sofra uma libertação de adrenalina que acelera os batimentos cardíacos e aumenta a pressão arterial, acarretando em complicações durante esta época do ano.

Os primeiros sinais de stress costumam aparecer sob a forma cansaço e desânimo, dificuldade em ficar concentrado, comportamento explosivo e irritação. “Quando há uma crise de stress, a pessoa pode ter sintomas parecidos ao de um enfarte, como falta de ar, coração acelerado e transpiração excessiva. Por isso, é necessário procurar um médico para passar por uma avaliação, principalmente se o paciente tiver fatores de risco, como diabetes ou hipertensão”, explica o especialista.

Outro perigo para a saúde nesta época é a má alimentação, já nesta farra gastronómica aumenta consideravelmente o consumo de açúcar, gordura, sal e bebidas alcoólicas. “O ideal é não abandonar totalmente a dieta habitual e continuar a praticar exercício físico. Quanto à alimentação, é preciso ter cuidado com a qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos e dar preferência ao consumo de aves, carne de vaca magra, frutas, sumos e saladas”.

Prezar por hábitos alimentares corretos ajuda a fortalecer o sistema imunitário, que diminui a vulnerabilidade ao stress e evita situações de desconforto. “Assumir o controlo da situação e procurar não deixar tudo para a última hora é fundamental para um final de ano mais tranquilo”, finaliza Sobral.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório