Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Maquilhagem. Erros que podem dar origem a acne

A sua pele já viu melhores dias? A culpa pode ser da rotina de beleza.

Maquilhagem. Erros que podem dar origem a acne
Notícias ao Minuto

06:09 - 19/12/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

São muitos os fatores que podem contribuir para o aparecimento de acne. Desde a má alimentação à má rotina de sono, passando pelo stresse e pela qualidade do tecido da fronha da almofada, não esquecendo a genética, os maus hábitos e, claro, a maquilhagem.

Apesar de uma boa parte dos produtos de cosmética e beleza serem já criados com o intuito de cuidar a pele e até de a proteger contra o desenvolvimento da acne, a verdade é que uma má rotina de beleza ou a escolha menos acertada dos produtos usados pode ser o efeito contrário, levado ao aparecimento de borbulhas e manchas no rosto.

É o que acontece quando não se usa uma base que respeite o tipo de pele que se tem, aumentando, com isso, o risco de obstrução dos poros e uma potencial inflamação cutânea. Mas não é apenas a má escolha da base que pode causar acne, o uso exagerado deste produto (mesmo que seja indicado para o tipo de pele) pode também contribuir para este problema, especialmente se em causa estiver uma pessoa com acne que usa uma quantidade exagerada de base para tentar disfarçar as borbulhas. Este hábito faz com que a irritação e inflamação seja ainda maior, lê-se no site da revista norte-americana Women’s Health.

Aplicar a maquilhagem com os dedos é também um erro comum, pois os dedos possuem uma quantidade quase infinita de germes e bactérias, deixando, por isso, a pele ainda mais recetiva aos mesmos. Mas se aplicar a maquilhagem com as mãos é um mau hábito, fazê-lo com pincéis ou esponjas sujas é igualmente de evitar. Estes objetos devem ser lavados com frequência, sob a pena de se transformarem num ‘habitat’ para germes e bactérias.

É já mais do que sabido que não se deve ir para a cama com o rosto ainda maquilhado, mas remover a maquilhagem indevidamente também não é muito melhor, pois os resíduos tendem a acumular-se e a causar danos à superfície da pele. Lavar o rosto corretamente antes de ir dormir, podendo ser necessário recorrer a um desmaquilhante mais potente ou a um gel de limpeza com efeito desmaquilhante.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório