Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Mitos e verdades sobre as dores na coluna

Ortopedista fala sobre os principais cuidados necessários para que o problema não afete a qualidade de vida e bem-estar.

Mitos e verdades sobre as dores na coluna
Notícias ao Minuto

14:47 - 15/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Carreira

Sentir dores não deve ser algo normal, muito menos quando se trata da coluna. As dores nesta região são uma forma de resposta que o corpo dá para avisar de que há algo errado.

Segundo algumas pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população mundial sofre ou vai sofrer um dia com dores nas costas. Por isso, o especialista em ortopedia, traumatologia, cirurgia da coluna vertebral e professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, o médico Luiz Cláudio Lacerda revela o que é mito ou verdade em relação a esta condição.

Dormir em colchão duro faz bem à coluna. Mito. O ideal é que a superfície seja firme e não rígida. Colchões demasiado moles deixam a coluna em posições inadequadas e os muito duros podem piorar a dor.

O stress pode causar dores nas costas. Verdade. Nestes casos, as dores podem estender.-se até o pescoço, pois a hormona do stress causa tensão muscular e, com isso, os músculos podem ficar tão tensos ao ponto de causar dolorosos espasmos pelo corpo.

O excesso de peso é um dos principais causadores de dor na coluna. Mito. O excesso de peso contribui, sobrecarregando as estruturas da coluna vertebral, aumentando a má postura e o risco de dor no local. Mas, mais do que a obesidade, o sedentarismo é o principal fator causador das dores e de problemas na coluna, justamente porque a falta de exercícios causa um enfraquecimento precoce das estruturas e musculatura.

O salto alto é prejudicial à coluna. Verdade. O salto pequeno, de até quatro centímetros, faz bem à postura. Acima dessa altura, é prejudicial. “Quando o salto é muito alto, forçamos a curvatura da coluna para trás, tentando manter o equilíbrio", esclarece Luiz Cláudio.

A automedicação pode dificultar tratamento contra dor nas costas. Verdade. A automedicação camufla o problema, uma vez que esses medicamentos tratam apenas o sintoma e não a causa. A dor é um alerta de que alguma coisa já está errada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório