Procurar

Moda. Estas foram as palavras e as tendências em 2017

O feminismo foi um dos destaques.

Moda. Estas foram as palavras e as tendências em 2017

© iStock

Daniela Costa Teixeira
15/12/2017 08:34 ‧ há 7 anos por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Ano

Falar de moda é muito mais do que falar de roupa. É falar em conceitos, em tendências, em personalidades, em história, em sociedade, em cultura, em tradições, em ética, em sustentabilidade, em política. Falar em moda é falar de tudo… sem nada dizer, mostrando apenas.

E pelo simples facto de a moda estar… na moda, a plataforma Lyst decidiu passar a pente fino mais de 30 mil artigos sobre esta indústria e listar aquelas que foram as palavras mais usadas ao longo de 2017.

De acordo com o The Independent, palavras como ‘floral’ e ‘estatuto’ continuam em voga, mas foi o ‘despertar’ o que mais chamou a atenção durante o ano, com especial destaque para a já mítica t-shirt da Dior onde se lê ‘We should all be feminists’ (todos nós devemos ser feministas).

O feminismo foi um dos temas em destaque, tendo mesmo a moda sido incluída em manifestações ao longo do ano, especialmente as que tinham como alvo o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

E uma vez que a moda dos dias de hoje vive tempos de mudança, muito à boleia da geração millennial, o próprio termo millennial foi um dos destaques, não tendo sido ele também um trampolim para a ressuscitação de uma cor: o millennial pink.

‘Culto’, ‘vegan’, ‘feio’ e ‘masculino’ - à boleia da ausência de género em algumas criações, mas também por culpa da moda dos blazer masculinos para mulher – foram outras palavras que marcaram frequência em textos de moda ao longo do ano em mais de 100 publicações distintas.

As tendências do ano

Além da essência Gucci estar em todo o lado, 2017 foi o ano de trazer os logótipos das marcas novamente para a ribalta, imitando algo que se tentou fazer ao longo dos anos 90.

Mas não só. Diz ainda a plataforma Lyst que este foi o ano do conforto, uma vez que as sweaters desportivas saltaram das tímidas tardes em casa para a rua, combinando com looks mais arrojados e sofisticados.

Foi também em 2017 que se começou a dizer adeus às skinny jeans, uma tendência que tem mesmo os dias contados e que, mais uma vez, dá lugar ao conforto, que é cada vez mais a palavra de ordem no mundo da moda.

As sapatilhas em todos os outfits, os brincos grandes e as gangas passaram a ser novamente protagonistas.

De salientar ainda que 2017 foi o ano em que grandes nomes como a Gucci decidiram dizer não à pele de origem animal.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10