Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Olhos. Estes alimentos bloqueiam os efeitos dos raios ultravioleta

Medicamentos aumentam a absorção da radiação UV e da luz azul pelos olhos; conheça os alimentos que podem bloquear este efeito

Notícias ao Minuto

06:08 - 15/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Carreira

Não é por estarmos próximo do inverno que as preocupações com a radiação ultravioleta têm de ser menores. Pelo contrário. Tal como acontece com a pele, que deve ser protegida ao longo do ano, também os olhos merecem uma especial atenção.

Mas a esta radiação não está apenas dependente do sol. A luz emitida pelos dispositivos eletrónicos pode ser também penosa, assim como a toma de alguns medicamentos, que fazem com que a absorção dos raios UV seja maior.

Entre esses medicamentos, que são mais de 300, explica o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier, Estão os analgésicos, os anti-histamínicos, os fármacos corticóides e até os medicamentos de uso contínuo para diabetes ou arritmia cardíaca.

Para evitar que o impacto dos raios UV seja demasiado penoso para os olhos, além do uso de óculos de sol e de um filtro de luz azul nos gadgets, é também fundamental ter uma alimentação mais inteligente, isto é, que seja rica em antioxidantes e outros nutrientes que combatam os radicais livres e que aumentem a defesa metabólica dos olhos.

E não faltam alimentos amigos. Os vegetais, por exemplo, devem ser consumidos com semente de linhaça, uma das principais fontes de ómega 3, 6 e 9, para garantir a absorção dos três pigmentos encontrados em grande concentração na retina – luteína, zeaxantina e mesozeanxantina. Já os cereais e os frutos secos atuam como bloqueadores dos efeitos da luz solar por conterem vitamina E, um potente antioxidante que evita a formação precoce de catarata e a degeneração macular.

Clique nas imagens acima para saber quais são.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório