Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

As dietas das celebridades não devem ser imitadas

É certo e sabido que cada pessoa tem um organismo próprio e que o efeito de uma dieta depende disso mesmo, mas, segundo a Associação Dietética Britânica, há alguns tipos de regimes alimentares que devem ser evitados ao máximo, salvo recomendação médica em contrário.

As dietas das celebridades não devem ser imitadas
Notícias ao Minuto

10:00 - 11/12/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Com a aproximação da entrada em mais um novo ano, começam a surgir os primeiros desejos, as primeiras resoluções, as primeiras promessas. E uma das mais comuns, como não poderia deixar de ser, diz respeito à perda de peso.

A história repete-se de ano para ano, assim como a tendência em seguir e imitar a dieta de terceiros, especialmente a dieta que é feita por determinada celebridade e que parece ter resultados à vista de tudo e todos. Mas uma coisa é certa: cada pessoa tem um organismo próprio e o efeito de uma dieta depende disso mesmo.

Para deitar por terra potenciais entradas em 2018 repletas de erros alimentares, a BBC conversou com alguns especialistas da Associação Dietética Britânica e listou aqueles que são os regimes alimentares das celebridades que devem ser evitados ao máximo, salvo recomendação médica em contrário, como é claro. Afinal, nada melhor para encontrar a dieta 'perfeita' do que pedir uma avaliação personalizada junto de um especialista, pois só assim é possível garantir o plano alimentar que melhor se adaptará ao organismo e às necessidades de cada pessoa.

Segundo a BBC, as dietas a evitar são a crudívora, a alcalina, a suplementada, a mediterrânica adaptada e a cetogénica. Eis porquê:

Dieta crudívora (ou 'raw diet', em inglês)

Este regime alimentar, como sugere o próprio nome, faz dos alimentos em estado cru (ou cozinhados a baixíssimas temperaturas) os protagonistas.

Entre as principais seguidoras desta dieta, que exclui tudo o que é processado ou refinados, estão as atrizes Gwyneth Paltrow e Megan Fox e o cantor Sting, mas, a verdade é que os alimentos crus (em particular alguns vegetais) são um pouco indigestos e podem levar o organismo a um esforço extra desnecessário. Além disso, alguns alimentos precisam, de facto, de serem cozinhados para que os seus nutrientes fiquem realçados, como é o caso da batata e da cenoura.

Uma vez que este tipo de alimentação é bastante restrito no que diz respeito ao tipo de alimentos permitidos (quase só frutas e vegetais), existe ainda o risco de carência nutricional, em particular das vitaminas D e B12, maioritariamente encontradas em alimentos de origem animal.

Dieta alcalina

Este tipo de dieta - seguida por Tom Brady - defende a importância de equilibrar o pH do organismo e acidez do sangue através da alimentação, excluindo-se, assim, tudo o que possa ser demasiado ácido.

Tal como acontece com a deita crua, também a dieta alcalina prioriza os alimentos de origem vegetal, algo que pode, mais uma vez, levar a uma carência nutricional. Mas não só: de acordo com a Associação Dietética Britânica não existe qualquer prova científica da eficácia desta dieta nos fins a que se propõe, além disso, diz a Cancer Research UK, o pH dos alimentos em nada interfere com o pH do sangue.

Dieta suplementada

Fazer dos batidos de suplementos a fonte principal de alimentação é uma das dietas mais atuais, mas também das que mais riscos porta. Em primeiro lugar, perder o hábito de mastigar compromete em muito a capacidade da pessoa se sentir saciada, depois, estes batidos podem ser uma verdadeira bomba de calorias ou até mesmo nutricionalmente ocos, não fornecendo as vitaminas e minerais necessários.

Dieta mediterrânica adaptada (ou 'Pioppi Diet')

Este tipo de alimentação teria tudo para ser o mais indicado para a grande maioria das pessoas uma vez que faz da alimentação mediterrânica a sua base, mas a verdade é que esta adaptação é demasiado extrema, sugerindo o não consumo de hidratos de carbono (ou uma substituição quase drástica dos mesmos, trocando, por exemplo, a tradicional massa de pizza por uma base de couve-flor).

Para Sian Porter, membro da Associação Dietética Britânica, a dieta mediterrânica é mesmo das mais saudáveis, desde que não seja low-carb, pois existem hidratos de carbono que são fundamentais para a saúde humana, como é o caso dos hidratos de carbono complexos, que se encontram em cereais e alimentos integrais.

Dieta cetogénica

Kim Kardashian é uma das seguidoras mais fieis desta dieta, que consiste em comer poucos ou nenhuns hidratos de carbono, moderar o consumo de proteína e elevar a ingestão de gorduras.

Esta dieta defende a maior perda de calorias e gordura à boleia da ingestão... de mais gordura, mas a verdade é que o efeito pode não ser o mesmo tem todas as pessoas e levar a um défice nutricional elevado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório