Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Porque é que a idade traz sempre uns quilos a mais?

Além do metabolismo - e de algum conformismo -, existem outros fatores a ter em conta nesta relação.

Porque é que a idade traz sempre uns quilos a mais?
Notícias ao Minuto

13:30 - 07/12/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

da idade', dizem. E é. 'É do metabolismo', acrescentam. E também o é... mas não só. A ligação entre o avançar da idade e o ganho de peso é mais do que clara, mas a culpa não é apenas da biologia. Tudo o que se faz a partir de uma certa altura da vida acaba por resultar nuns quilos a mais.

Por uma questão de sobrevivência, o organismo começa a desacelerar com o passar dos anos, tornando mais complexo e demorado o processo de perda de calorias e gordura acumulada, mas este não é de todo o único culpado pelos pneuzinhos que se vão multiplicando à boleia da velhice.

De acordo com o sistema de saúde público do Reino Unido, citado pela BBC, são quatro os principais culpados para o ganho de peso durante o envelhecimento e o primeiro tem a ver com a maior e mais frequente toma de medicamentos, especialmente se forem antipsicóticos ou à base de insulina.

Tal como acontece em qualquer fase da vida, a má qualidade do sono está também associada ao ganho de peso nos mais velhos. E o mesmo acontece com o stress, que é um gatilho extremamente eficaz para os quilos mais e para o aparecimento de gordura visceral.

Por fim, mas não menos impactante, está a inatividade comum na reforma e que muitas vezes resulta em horas a fio em frente ao televisor, algo que pode tornar-se ainda mais grave quando a este sedentarismo de lazer se juntam uns quantos petiscos doces e calóricos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório