Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

A relação entre irmãos influencia a alimentação infantil

Estudo alerta para a importância de dar o exemplo, principalmente à hora das refeições.

A relação entre irmãos influencia a alimentação infantil
Notícias ao Minuto

14:20 - 10/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Família

Para que as crianças cresçam com saúde, é importante a adoção de hábitos alimentares balanceados, com refeições variadas e nutritivas. Mas há outros aspetos a moldar a alimentação dos mais pequenos. A presença de irmãos é um deles.

Um estudo publicado na Revista Pediatrics atesta que crianças com irmãos apresentam menor risco de desenvolver obesidade. No âmbito da investigação, analisou-se a massa corporal de 697 crianças desde a introdução alimentar até os seis anos.

As conclusões mostram que as crianças que presenciaram o nascimento de irmãos tiveram um índice mais equilibrado em relação às que não viveram a mesma experiência. Estes últimos, por sua vez, demonstraram maior propensão para desenvolver obesidade.

Além disso, a presença de um irmão na vida de uma criança ajuda a combater o sedentarismo, uma vez que ambos podem realizar atividades juntos, o que é preponderante para uma boa qualidade de vida.

Rubens Feferbaum, coordenador do departamento de nutrologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo, no Brasil, alerta para a importância de dar o exemplo, principalmente à hora das refeições.

Em relação ao que é certo e errado na alimentação dos pequenos, o pediatra ressalta que estes não nascem com manual de instrução e que deve respeitar-se a individualidade. Acima de tudo, os hábitos são formados pelos exemplos da cultura familiar.

Assim, é fundamental estabelecer um padrão de crescimento harmonioso, sem excessos ou défices alimentares, assim como respeitar as características culturais regionais durante a orientação nutricional.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório