Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Neste hotel quem reina é a lã. Até nas massagens

O Lifestyle ao Minuto foi convidado para passar um fim de semana na Serra da Estrela, no renovado hotel Puralã – Wool Valey Hotel & SPA. A estadia foi repleta de descobertas únicas, todas elas com um fio condutor, o da lã, precisamente.

Notícias ao Minuto

08:03 - 03/12/17 por Mariline Direito Rodrigues

Lifestyle Hotel

O centro do Portugal é rico em lugares, histórias e pessoas. Entre as inúmeras descobertas que é possível fazer numa simples ‘escapadinha’ ou através de umas férias prolongadas surge a Covilhã. A cidade surpreendeu pela sua individualidade e recantos que vale a pena visitar. Não, não se destina apenas para a típica visita de inverno. Cada vez mais urbana, a Covilhã abre agora portas a novos mundos, a novos visitantes, a novas ideias.

É também nesta cidade que se localiza o renovado hotel Puralã – Wool Valey Hotel & SPA, antes intitulado Hotel Turismo da Covilhã. Este é um espaço privilegiado que fornece aos seus visitantes um conceito diferenciador, todo ele inspirado na história e na cultura da região. Pensado pelo designer Vasco Pinho, o também decorador de interiores inspirou-se nas típicas fábricas de lanifícios e no espírito rústico da lã. O conceito está presente um pouco por todo o edifício, logo desde fachada exterior do hotel – que simboliza um tear – até um mural exposto no bar, da autoria de Fátima Pereira Nina, o qual dá a conhecer a história da cidade, desde o início dos tempos até à atualidade.

Notícias ao MinutoA entrada do hotel.© D.R.

O hotel tem cerca de 100 quartos (10 Suites e 2 Romantic Room), um Spa, um espaço destinado aos mais pequenos e ainda um Bar Bistro & Restaurante, onde os hóspedes podem desfrutar das propostas do chef Helder Bernardino.

A nossa experiência: Quando a lã nos abraça em todos os lugares

Uma boa receção aos hóspedes... e ao seu apetite

A convite do hotel, o Lifestyle ao Minuto teve a oportunidade de vivenciar algumas das experiências disponibilizadas pelo Puralã. Foi num fim de semana de sol de inverno que a cidade nos recebeu de forma calorosa, não só devido ao clima, mas sobretudo ao espírito dos empregados do espaço, cuja simpatia é notória e o atendimento eficaz.

Notícias ao MinutoO bar do hotel, que disponibiliza várias iguarias da região. © D.R.

Caía a noite e, consequentemente, a hora de jantar. A carta reservava pratos únicos, criados com iguarias da região. Entre elas destacaram-se pratos como filetes de polvo assado com arroz de amêijoas e berbigão e lombo de bacalhau confitado em novelo de cogumelos e pimentos. Importa aqui referir que o restaurante oferece ainda opções vegetarianas, ovolactovegetarianas e macrobióticas. Todas as refeições são acompanhadas por vinhos, também eles da região.

Um dia bem regado com um final (muito) relaxante 

Na manhã seguinte fizemos uma visita à Adega e Cave da Quinta dos Termos, com prova de vinhos incluída. A quinta localiza-se num terreno com 200 hectares, onde não só se produz a bebida dos deuses, como ainda cereais. Uma das curiosidades, segundo o dono João Carvalho, é que entre as vinhas estão colmeias, aspeto que assegura a forma sustentável como o vinho é produzido, sem recorrer ao uso de pesticidas e herbicidas. Todos os vinhos têm certificação ecológica, assim como a própria adega. A Quinta dos Termos proporciona aos seus visitantes sabores únicos envolvidos com uma vista de grande porte, ideal para uma selfie de fazer inveja a qualquer um.

Notícias ao MinutoA vista da Quinta dos Termos.© Notícias ao Minuto

O almoço decorreu no Clube de Campo da Covilhã, um restaurante localizado numa típica casa beirã, cuja cozinha reconfortante nos alegrou, num espaço também rústico e bastante acolhedor. Mas o melhor chegou mesmo no final, com uma farta mesa de sobremesas, que nos adoçaram o espírito.

Para digerir todas as iguarias, fomos depois levados para o New Hand Lab, um espaço obrigatório para todos os que visitam a cidade. Localizado na antiga fábrica de lanifícios António Estrela | Júlio Afonso, este é um projeto colaborativo de um coletivo de vários artistas, que promove a criatividade e o empreendedorismo. Trata-se de um lugar que nos faz regressar ao passado, através da várias máquinas que permanecem no espaço. É nele que a arte floresce por meio de um conjunto de laboratórios criativos, que vão desde a fotografia, passando pelo design multimédia, de moda e de produto, artes plásticas, pintura e música.

Notícias ao MinutoUma das obras presentes no New Hand Lab© Notícias ao Minuto

O dia terminou com o ritual da lã no SPA, uma massagem que nos proporcionou experiência únicas, através de produtos da Serra da Estrela. O ritual inicia-se com um envolvimento de Chá Verde da Idanha, Aveia, Zimbro e Gerânio, substâncias que favorecem a desintoxicação do organismo. Segue-se uma massagem de corpo inteiro, com aplicação, através da lã, de um óleo quente 100% biológico à base de azeite extra virgem da Beira Baixa. Para além deste ritual, o espaço disponibiliza ainda muitos outros serviços, entre eles massagens, drenagens e esfoliações.

Notícias ao MinutoA aplicação do óleo através da lã. © D.R.

A criatividade pode começar na ponta de um fio de lã 

Ora, tal como referimos logo no início, nem só de serra e neve vive a Covilhã. Cada vez mais diferenciada, a cidade é dinamizada por uma iniciativa única. WOOL – Festival de Arte Urbana da Covilhã foi um projeto criado com o objetivo de utilizar diversas paredes de edifícios para intervenções de artistas urbanos de todo o mundo. Os processos de criação podem ser sempre acompanhados ao vivo pelo público e todos os trabalhos são inspirados em características da região. O passeio pelo centro da cidade torna-se assim muito mais colorido, quando o cenário se encontra pintado por criações de artistas como Bordalo II. Fundos perfeitos para selfies também não vão faltar por aqui.

Making eye contact with my old son Owl Eyes done in Covilhã for @WOOL curated by @mistakermaker in 2014. It´s still up! #Bordaloii #trashart #bigtrashanimals #streetart #assemblage #wool #woolurbanartfestival #covilha #owleyes

Uma publicação partilhada por BORDALO II (@b0rdalo_ii) a Abr 2, 2016 às 6:56 PDT

Chegados ao final desta visita, o tempo não nos permitiu conhecer mais cantos e recantos da cidade. Contudo foi nos feita a promessa que se voltássemos muito mais teríamos para ver. A Covilhã é a cidade ideal para fugir às confusões dos esperados centro turísticos. Sozinho, com a cara metade, em família, ou simplesmente acompanhado por uma fiel câmara fotográfica (ver roteiros abaixo), há uma série de aventuras prontas a serem desenroladas… tal como um novelo de lã.

Roteiros criados pelo Puralã, disponíveis para os hóspedes

Roteiro Covilhã a dois: um roteiro destinado a casais, oferecendo uma perspetiva romântica da cidade da Covilhã. Este roteiro é para ser vivido a dois, apreciando serenamente os principais pontos de atração como a arquitetura das vilas dos operários, museus, casas históricas e miradouros que permitem ter uma vista pela cidade de cortar a respiração.

Roteiro Covilhã selfie: este roteiro foi elaborado a pensar dos adeptos da fotografia e, especialmente, das selfies. O roteiro reflete um aspeto visual apelativo enquadrando a história da “Manchester portuguesa”. O cenário proposto pelo roteiro é composto por vielas labirínticas características da cidade, onde a arte e a essência histórica são os principais pontos de atração.

Roteiro Covilhã em família: concebido a pensar nos passeios familiares, este roteiro oferece uma forma de conhecer a cidade diferente, divertida e animada. O roteiro pretende mostrar uma cidade indissociável de uma indústria que empregava famílias inteiras e desvendar as surpresas escondidas em cada recanto da cidade, que surpreenderão os miúdos e os graúdos.

Roteiro Covilhã a solo: este roteiro foi especialmente pensado para os exploradores a solo. É o roteiro que cobre a maior área geográfica da região e que tem um caracter intermodal, sendo possível interligar-se aos outros roteiros. O visitante é convidado a interagir com as pessoas locais, absorvendo de uma forma mais próxima toda a história que a cidade tem para contar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório