Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Os chás que deve aliar à sua dieta para perder peso e ganhar saúde

Quando o objetivo é perder peso de forma gradual e saudável, os chás ganham o estatuto de verdadeiros aliados. Veja quais são as escolhas mais certeiras.

Os chás que deve aliar à sua dieta para perder peso e ganhar saúde
Notícias ao Minuto

22:13 - 28/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Nutrição

São muitos os nutricionistas que aconselham a toma de chá ao longo do dia quando a meta é perder peso de forma gradual e saudável. Embora esta bebida não faça por si só milagres, a sua combinação numa dieta variada e equilibrada pode ser o segredo para o sucesso, pois alguns chás são mesmo detentores de propriedades que combatem a gordura acumulada e que são ainda capazes de reforçar o sistema imunitário.

O chá preto, por exemplo, tem componentes que permanecem nos intestinos "e que servem de combustível (ou prebióticos) para as bactérias amigas" que lá habitam, começa por explicar à Women's Health Jennifer McDaniel, porta-voz da Academia de Nutrição e Diabetes dos Estados Unidos.

De acordo com os especialistas consultados pela publicação, entre os chás que mais favorecem a perda de peso - quando combinados, claro, com uma alimentação saudável e com a prática de exercício físico - estão o chá verde (conhecido pelo seu poder antioxidante e acelerador do metabolismo) e o chá branco (que é também antioxidante e eficaz no combate à gordura abdominal).

Uma vez que a perda de peso não depende apenas do que as pessoas comem, mas sim de todo um estilo de vida, há que incluir ainda o chá de camomila pelo seu poder relaxante e capaz de promover uma noite de sono descansada. Sim, a ciência já deu provas suficientes de que as pessoas que dormem pouco e mal tendem a ter mais peso.

Também os cuidados com a saúde digestiva são fundamentais para uma perda de peso eficaz e duradoura, por isso, o chá de hortelã-pimenta deve ser mais uma opção a ter em conta e muito graças à sua capacidade de reduzir o apetite, diz a publicação.

"Similar ao chá verde, estima-se que o chá oolong [tradicional na China] é capaz de reduzir a gordura corporal e o peso através do impulso que dá ao metabolismo", explica Stefanie Mendez, fundadora do serviço de fitness e nutrição Matriarch.

Por combater o inchaço, o chá de dente-de-Leão é uma outra aposta certeira, especialmente se estiver em causa uma pessoa que está em processo de transição alimentar, isto é, a passar de uma dieta rica em sal para uma dieta mais saudável. Já o chá de rooibos tem-se mostrado eficaz no controlo dos níveis de açúcar no sangue, facilitando, ainda, a metabolização dos hidratos de carbono.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório