Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Os conselhos mais antigos (mas certeiros) para cuidar da saúde

É da Grécia Antiga que chegam alguns dos melhores conselhos, muitos deles ainda hoje tidos em conta pelos médicos.

Os conselhos mais antigos (mas certeiros) para cuidar da saúde
Notícias ao Minuto

15:28 - 27/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

'Que o alimento seja o teu medicamento'. A célebre frase é de Hipócrates que, algures em 400 a.C., olhava para a alimentação como hoje muitas pessoas não conseguem ainda olhar.

A ideia de que somos aquilo que comemos parece uma moda dos dias de hoje, mas a verdade é que é uma das teorias mais antigas da medicina e da nutrição. Mas este não é o único exemplo de teorias e conselhos médicos de antigamente que fazem todo o sentido na atualidade.

Tal como explica o site Mental Floss, foi também Hipócrates o primeiro a defender que não devemos mudar a nossa alimentação de forma repentina, mas sim gradual e respeitando as necessidades e os sinais que o corpo vai espelhando. Aquele que é considerado o 'pai da Medicina' foi ainda o primeiro a incluir as leguminosas e as flores no combate à disenteria, uma doença do intestino que é caraterizada por episódios de diarreia.

Da Roma Antiga vem o conselho de prestar atenção aos sonhos, uma ideia primeiramente defendida pelo médico Cláudio Galeno e que se baseia na capacidade de conseguirmos analisar a saúde mental de alguém tendo em conta o tipo de sonhos que tem.

Foi também o médico romano de origem grega o primeiro a alertar para os riscos do consumo de bebidas alcoólicas, tendo associado o consumo elevado de vinho e cerveja ao aparecimento de problemas cutâneos, especialmente em pessoas com tez sanguínea, uma condição na altura associada ao vermelhidão do rosto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório