Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Após reverem 200 estudos, cientistas revelam verdadeiro efeito do café

Segundo os autores da revisão científica, as pessoas não devem começar a beber café à espera de ficar imunes a determinadas doenças.

Após reverem 200 estudos, cientistas revelam verdadeiro efeito do café
Notícias ao Minuto

21:35 - 23/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Análise

O café é uma das bebidas mais apreciadas do mundo e das que mais benefícios traz. Portadora, porém, de algumas consequências potencialmente nocivas para a saúde, esta bebida é, atualmente, um dos principais temas de estudo por parte da ciência.

Ao longo dos último anos, foram já realizadas centenas de investigações sobre o café e a Universidade de Southampton decidiu passar a pente fino duzentos desses estudos já realizados e a principal conclusão a que chegaram é que são mais os benefícios do que os malefícios do consumo moderado de café.

"Existe um equilíbrio de riscos na vida e os benefícios do consumo moderado de café parecem superar esses riscos", disse Paul Roderick, coautor da revisão científica. E por consumo moderado, a análise feita determinou os 400 miligramas ou menos por dia de cafeína, o equivalente a duas ou três canecas de café.

De acordo com a BBC, os cientistas responsáveis pela revisão científica notaram uma relação - sem provas ainda concretas no que diz respeito à quantidade - entre o café e um menor risco de cancro do fígado e também um menor risco de morte por enfarte. No caso das doenças de coração, as pessoas que bebem três cafés por dia apresentam um risco menor de morrer por causas cardíacas do que aquelas que não consomem esta bebida.

A mesma revisão indica que demasiado café na gravidez pode ser perigoso e os estudos analisados permitiram igualmente concluir que as pessoas não devem começar a beber café à espera que fiquem imunes a determinadas doenças e isto porque "fatores como a idade, se as pessoas fumam ou não e quanto exercício fazem podem ter algum efeito" nos resultados obtidos pelos estudos até agora feitos, alerta Roderick.

Por fim, destaca a BBC, a análise da Universidade de Southampton alerta para o facto de o açúcar, do leite, das natas ou dos bolinhos que acompanham o café poderem reverter qualquer efeito da bebida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório