Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Sete motivos para dizer 'não' aos sumos de pacote

Disponíveis em vários sabores e formatos, os sumos são muitas vezes adicionados à dieta de forma indiscriminada.

Sete motivos para dizer 'não' aos sumos de pacote
Notícias ao Minuto

23:19 - 26/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

A vida cada vez mais stressante faz-nos recorrer a soluções mais práticas. As prateleiras dos supermercados estão repletos de produtos apelativos, como os sumos de pacote, que muitas vezes são vendidos como a opção mais saudável, principalmente por quem excluiu os refrigerantes da dieta.

Disponíveis em vários sabores e formatos, os sumos são muitas vezes adicionados à dieta de forma indiscriminada, contudo, a grande quantidade de açúcar presente neles, principalmente nas versões industrializadas que ainda contêm corantes e conservantes, faz com que este produto não seja uma alternativa assim tão saudável. Segundo o blog Viva Bem, do UOL, quando consumidos em excesso, estas bebidas podem causar alergias, aumento de peso e até contribuir para um aumento do nível de açúcar no sangue e sobrecarregar o pâncreas e o fígado.

O ideal é olhar sempre para o rótulo e seguir a máxima do "menos é mais": quanto menos ingredientes - principalmente os de nomes estranhos - melhor. Confira os sete motivos apresentados pelo site para cortar os sumos da sua dieta - ou pelo menos diminuir drasticamente o seu consumo:

1. Excesso de açúcar - Os sumos de caixinha podem ter tanto açúcar quanto o refrigerante - ou até mais, como apontou uma pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) de 2014. Os néctares, mais baratos e populares, são compostos em sua maioria por água, açúcar e aditivos químicos.

2. Fruta praticamente não existe - Os sumos, pricipalmente os néctares, possuem uma concentração mínima de fruta, entre 40 a 30%. Os restantes 60% a 70% são compostos de corantes, conservantes, açúcar e água que, quando consumidos em excesso, podem causar alergias e prejudicar o funcionamento do organismo.

3. Sabor nem sempre vem da fruta - Muitos sumos de determinadas frutas possuem outras na composição, para reduzir os custos. É o caso de alguns produtos de uva, que contêm maçã, por exemplo.

4. Concentração de calorias - Mesmo os sumos naturais possuem demasiada concentração de sumo. Basta parar para pensar: você normalmente não consome 5 laranjas, mas um copo de sumo pode, facilmente, ter essa concentração. Isso significa que existe uma concentração elevada de frutose no copo. Além disso há uma perda de fibras presentes naturalmente nas frutas, o que ajudaria a retardar a absorção da frutose pelo sangue. Junta-se a isso o facto de muitos sumos ainda serem mais adoçados com açúcar, tornando a bebida uma verdadeira bomba calórica. Os sumos provocam picos de glicémia no sangue, o que compromete a saciedade e contribui para o desenvolvimento de diabetes.

5. Melhores opções - Se você não resiste a um sumo, a melhor opção é investir nos chamados sumos integrais, com a inscrição "100% sumo" no rótulo, sem adição de açúcar, corantes ou outro ingrediente. 

6. Crianças com menos de 1 ano não devem beber sumo - Uma nova diretriz lançada pela Academia Americana de Pediatria e reforçada pela Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o consumo de sumos (naturais, vale ressalvar) apenas a partir do primeiro ano de vida. A ingestão deve ser limitada, no máximo, a 120 ml diários para crianças de 1 a 3 anos de idade, a 175 ml para crianças de 4 a 6 anos de idade e a 250 ml dos 7 aos 18 anos, dentro da ingestão diária recomendada de 2 a 2 ½ porções de fruta por dia. Mas deve ser realçado que o ideal é que as crianças comam a fruta e bebam água.

7. Sumos light nem sempre são melhores - Sumos light normalmente possuem uma elevada quantidade de sódio e adoçantes, para compensar a diminuição do açúcar, além de estarem repletos de corantes e conservantes. Apesar de serem menos calóricos, estes sumos não são uma alternativa mais saudável e os adoçantes podem estar associados ao desenvolvimento de resistência à insulina (condição pré-diabetes).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório