Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Hábitos inofensivos que estão a arruinar o seu corpo

Já ouviu falar do 'pescoço de telemóvel'?

Hábitos inofensivos que estão a arruinar o seu corpo
Notícias ao Minuto

20:00 - 21/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Rotina

Os nossos dias são repletos de gestos e hábitos de tal forma rotineiros que quase nunca damos conta de que os temos ou fazemos. Mas o nosso corpo dá... e as consequências podem ser mais sérias do que o desejado.

Prender os espirros é um hábito comum, mas não totalmente inofensivo, uma vez que porta alguns riscos mais ou menos sérios para a saúde, como lhe contámos aqui. "Se mantiver a boca e o nariz fechados [no momento do espirro], a pressão gerada [para espirrar] voltará para a cabeça ou para a cavidade nasal ou pode voltar para o peito", explica o médico Erich Voigt.

Mas se não libertar a pressão faz mal, respirar demasiado depressa também não é lá muito benéfico. Segundo um artigo do El Mundo, respirar demasiado depressa não irá alimentar mais ou melhor as células, pelo contrário, irá aumentar a ansiedade e o stress, duas condições que desencadeiam a tensão muscular.

Diz ainda a publicação que ler na cama é também um hábito que pode fazer pior do que pensamos, especialmente se estivermos sentados com as penas retas... que é o equivalente a fazer um mau agachamento. Andar sempre de saltos altos, olhar constantemente para o telemóvel - curvando o pescoço - ou segurar o equipamento entre a cabeça e os ombros são também hábitos que nada de bom trazem para a saúde física, especialmente por se tratarem de hábitos diários e repetidos.

Colocar o peso de uma mala ou mochila num único ombro e fazer um agachamento ao mesmo tempo que se gira o corpo - como pode acontecer quando nos baixamos para apanhar algo do chão e queremos colocar isso num outro sítio - são dois movimentos rotineiros que pode arruinar o corpo, em particular as costas. E são também as costas que sofrem quando giramos em demasia o tronco quando estamos sentados.

Segundo a publicação, dormir numa má posição (aquela que muitas vezes faz com que a pessoa acorde com um dos membros 'adormecidos') e estar todo o dia sentado são hábitos que trazem consequências a curto e médio prazo, incluindo dor nas mais variadas partes do corpo. E se passar o dia sentado com as pernas cruzadas? Pior ainda, pois não estamos a dar às cartilagens a oportunidade de se hidratarem.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório