Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

O que deve incluir na dieta para ter uma pele perfeita

Pele hidratada e saudável? Tudo começa à mesa.

O que deve incluir na dieta para ter uma pele perfeita
Notícias ao Minuto

21:03 - 06/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Beleza

Não é segredo para ninguém que uma alimentação saudável e equilibrada faz toda a diferença na manutenção da saúde do corpo. E com a pele não é diferente.

“Certos alimentos são verdadeiros aliados da boa aparência, pois possuem nutrientes e vitaminas que ajudam a deixar a pele mais saudável, bonita e hidratada. Além de prevenirem o envelhecimento precoce e melhorarem a elasticidade”, afirma Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom.

Segundo a especialista, o ideal é investir em frutas, vegetais, legumes e sementes. “Outro aspeto importante quando falamos de pele é a questão da hidratação. Ingerir pelo menos dois litros de água por dia também ajuda a eliminar as toxinas e proporciona uma pele mais macia e iluminada”.

Mas há alimentos que se assumem como protagonistas. São eles:

Pepino

Famoso por combater as olheiras, o pepino contrai os vasos sanguíneos e reduz o tom escuro da área dos olhos. “Isso dá-se por conta da sua baixa temperatura e da significativa quantidade de ácido fólico, o que causa um aspeto renovado do rosto”.

Manga

A manga fornece mais de 80% da necessidade diária de vitamina A, que tem uma função antioxidante e combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele. “A fruta ainda é capaz de regenerar a pele, evitar rugas e linhas de expressões”.

Laranja

Excelente fonte de vitamina C, esta fruta cítrica ajuda na formação de colagénio na pele. “O consumo diário desta vitamina auxilia na elasticidade e firmeza da pele, o que retarda o envelhecimento. Tangerina, abacaxi, maracujá e limão são outras opções”.

Linhaça

As sementes estão entre as principais fornecedoras de ómega 3, uma gordura essencial para manter a pele saudável. "O ómega 3, com os seus ácidos gordos essenciais e propriedades anti-inflamatórias, ajuda no tratamento e na prevenção de doenças de pele como a psoríase, acne e alergias, reduz a vermelhidão, as rugas e a perda de tonalidade”.

Aipo

É uma fonte natural de sódio, potássio e água, alimentos que evitam a secura da pele. “Além disso, possui pouquíssimas calorias e contém vitamina K, que ajuda a prevenir hipertensão e reduz níveis de stress”.

O que evitar

Por fim, a nutricionista informa ainda que é preciso deixar de lado ou reduzir a ingestão de fritos, alimentos gordurosos e com excesso de açúcares. Deixar estes alimentos de lado "irá diminuir a quantidade de toxinas corporais e, consequentemente, melhorar a qualidade da pele. As bebidas alcoólicas, que causam desidratação, também devem ter o consumo controlado".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório