Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Festas de fim de ano podem trazer solidão e tristeza

Psicóloga dá conselhos para atenuar estes incómodos emocionais.

Festas de fim de ano podem trazer solidão e tristeza
Notícias ao Minuto

23:09 - 02/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Psicologia

Com a chegada das comemorações de fim de ano, na qual se inclui o Natal, uma festa de família em que são muitas vezes lembrados os que já partiram, o estado emocional de muitas pessoas fica um tanto ou quanto abalado.

Na visão da psicóloga clínica Lizandra Arita, existem algumas causas que podem causar esta maior tristeza e "o primeiro motivo baseia-se na solidão", isto é, "em não ter alguém por perto".

"Assim, o sentimento de tristeza e melancolia prevalecem. Isso acaba por ser bastante difícil, já que nessa situação é possível desencadear alguns traumas e transtornos”, ressalta a terapeuta.

Além disso, há ainda quem escolha fazer estas comemorações sem companhia, seja para não incomodar os outros que estão felizes ou porque perderam recentemente de alguém, situações que fazem com que esta época do ano seja mais aflitiva.

“É complicado para as pessoas que já estão deprimidas serem convidadas para as festividades. Normalmente, isso acontece quando há uma perda de alguém da família ou de entes queridos e estas pessoas já não vêem mais sentido em comemorar. Tudo varia de acordo com o passado, cujo momentos bons são transformados num vazio ou num sentimento de mágoa que existem dentro delas., completa Lizandra.

Para mudar este cenário, segundo a psicóloga, é preciso ocupar a mente com hobbies ou atividades que trazem boas energias, além de ser ainda importante encontrar apoio em pessoas de confiança que poderão mostrar outras visões sobre as festividades.

“Ficar sozinho nunca é uma boa opção, ainda mais neste período onde o clima de harmonização prevalece”, conclui.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório