Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Existem mesmo alimentos capazes de curar uma gripe?

A alimentação ajuda... mas está longe de fazer milagres.

Existem mesmo alimentos capazes de curar uma gripe?
Notícias ao Minuto

08:30 - 21/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Explicação

Na hora de prevenir ou combater uma gripe, são muitos os conselhos que nos fazem correr até à cozinha à procura do ingrediente 'milagroso' que nos vai devolver a saúde e mandar embora o vírus. Da laranja aos chás, passando pelo mel e pelo gengibre, são muitos os alimentos que se assumem como antigripais, mas serão mesmo? Nem por isso.

"Nenhum alimento é capaz por si só de curar uma constipação ou gripe, tal como nenhum medicamento pode também fazê-lo". A explicação é dada ao Deporte y Vida do jornal As pela médica Isabel Belaustegui, que afirma que existem, de facto, alimentos que são aliados durante uma gripe... mas que caiam já por terra todas as teorias que dizem fazer milagres, pois estes alimentos e combinações nada mais fazem do que atenuar sintomas ou retardar o aparecimento dos mesmos.

As infusões, por exemplo, promovem uma maior hidratação e ainda a libertação das toxinas produzidas pelo organismo na luta contra o vírus, mas não são capazes de curar sozinhas uma gripe ou constipação. Aliar a água quente ao mel, ao limão e ao gengibre pode dar a sensação de melhoria do estado de saúde, mas o que aconteceu foi apenas um descongestionamento nasal mais acelerado e uma perda da irritação da garganta.

Os superalimentos podem ser também aliados, mas não é pelo facto de a maca ter altos níveis de vitamina C que o seu consumo vai deixar a pessoa imune a gripes, o que acontece é que será criado um melhor escudo protetor para que a ação do vírus seja menos penosa e demorada. Já a canja, os caldos de legumes, as sopas e os guisados são também boas 'amigas' em períodos de gripe, uma vez que promovem mais energia e conseguem controlar a temperatura corporal.

Para a médica, a melhor forma de tirar partido da alimentação é usá-la como escudo protetor - seja antes de ficar engripado, ou já quando se está doente, pois é nesta altura que o organismo precisa de uma ajuda extra. Uma dieta saudável, variada e equilibrada melhora o sistema imunitário e quanto mais forte este estiver, menor será a probabilidade de cair nas teias de um vírus. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório