Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Sinais de que o metabolismo está aquém do desejado

Fique a par de todos os sinais que o corpo dá quando o metabolismo não está a funcionar corretamente.

Sinais de que o metabolismo está aquém do desejado
Notícias ao Minuto

12:56 - 20/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Corpo

Pensar em metabolismo é muito mais do que pensar na capacidade do corpo transformar a comida em energia, é pensar numa máquina que se alia ao com funcionamento de cada órgão e que, por consequência, tem um papel determinante na saúde e bem-estar de cada pessoa.

Quando o metabolismo não está a funcionar corretamente - quase sempre devido a uma lentidão provocada pelo mau estilo de vida ou por determinadas patologias -, são muitos os sinais que o corpo vai dando e um dos mais claros é a sensação constante de cansaço, algo que pode "ser um sinal de que o metabolismo está um pouco mais lento" e que a conversão da comida em energia não está a ser tão célere quanto o desejado, explica a nutricionista Lisa Moskovitz.

Conta a Women's Health no seu site que a secura inesperada do cabelo e da pele é também um sinal claro de que o metabolismo (neste caso celular) não está tão eficaz como o devido.

Uma vez que o metabolismo determina a forma como o organismo 'usa' a comida ingerida, quando esta não é convertida em energia é possível que as mensagens de saciedade não cheguem corretamente ao cérebro, o que faz com que se sinta uma vontade frequente de comer doces ou alimentos calóricos, diz a publicação, que destaca ainda um outro sinal claro de metabolismo desregulado: ganho de peso mesmo quando se tem uma dieta saudável.

E como o metabolismo ajuda a regular a temperatura do corpo, a sensação de frio durante todo o dia é também um indício de que esta 'máquina' está a precisar de ser mais trabalhada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório