Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2017
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 13º

Edição

Porque é que 'choramos' quando está frio na rua?

Assim que as temperaturas começam a aproximar-se do zero, eis que as lágrimas escorrem mal se dão os primeiros passos ao frio. Sabe porque é que tal acontece?

Porque é que 'choramos' quando está frio na rua?
Notícias ao Minuto

08:30 - 20/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

Andar a pé nos dias em que faz mais frio é muitas vezes sinónimo de limpar as lágrimas uma, duas, três ou mais vezes até chegar ao destino. As luvas não são grandes aliadas nesta tarefa, nem tão pouco a maquilhagem colocada momentos antes de sair de casa. Mas a questão aqui é um: Porque é que 'choramos' quando está frio na rua?

Seja manhã ou noite, o ar frio do inverno (ou dos dias menos amenos de outono) deixa os olhos secos ao ponto de estes 'ativarem' o modo de auto-lubrificação, produzindo, assim, uma maior quantidade de lágrimas para manter os olhos hidratados. Mas não só. Como explica o médico James Auran ao Mirror, se os olhos não fossem capazes de produzir mais lágrimas quando está frio, a nossa capacidade de ver ficaria significativamente comprometida.

De acordo com o site Metro.uk, esta relação entre temperaturas frias e olhos 'aguados' é comum a todas as pessoas, mas a quantidade de lágrimas produzidas é mais intensa naquelas que têm uns olhos mais sensíveis ou que estão perante situações que tornem os olhos mais sensíveis, como acontece com o reflexo da neve. Quem tem as pestanas mais longas - de forma natural ou aplicada - tende também a apresentar uma maior sensibilidade à secura causada pelo ar frio.

A melhor forma de prevenir lágrimas indesejadas (que muitas vezes dão origem a um pingo extra no nariz) é através da lubrificação em casa com a aplicação de algumas gotas nos olhos, aconselha o Mirror. O uso de óculos também pode ajudar.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório