Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

É possível engordar à boleia da tristeza?

Não é de todo a resposta que pretende ler, mas, sim, é possível engordar por tristeza.

É possível engordar à boleia da tristeza?
Notícias ao Minuto

23:30 - 16/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Comportamento

Chama-se obesidade psicogénica e é nada mais, nada menos do que a tendência de controlar a tristeza e ansiedade com o conforto que a comida proporciona.

"Comemos para nos tranquilizarmos, porque as sensações que o ato de comer nos traz são prazerosas. Comer algo de que gostamos dá um reforço e até de forma imediata".

A explicação é da médica Pilar Conde que, ao Deporte y Vida do jornal As, explica ainda que as pessoas que têm consciência da associação entre o ganho de peso e a tristeza acabam por se refugiar ainda mais na comida, entrando num ciclo vicioso difícil de perder e que coloca seriamente a saúde em risco.

A tendência para engordar à boleia da tristeza (da ansiedade, do stress, etc.) é ainda impulsionada pela fome emocional, isto é, pela sensação constante de fome na presença de hormonas como o cortisol.

Como lhe explicámos aqui, a sensação se saciedade não depende, apenas, dos alimentos que são ingeridos. As hormonas têm também algo a dizer na hora de estimular a sensação de fome ou não. Neste caso, as protagonistas são a hormona peptídico intestinal (PYY) e a hormona GLP-1 – cientificamente associada à obesidade. Também a leptina e a grelina são outros exemplos de hormonas que interferem com a sensação de fome. Mais concretamente, a primeira faz com que o apetite fique controlado, enquanto a segunda é responsável pela sensação de fome (ou vontade de comer).

Fique a conhecer as principais carateristicas da fome emocional e aprenda a controlá-la.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório