Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Já começou os preparativos para o Natal? Cuidado com as costas

Não faça demasiadas acrobacias para decorar o pinheiro de Natal... As suas costas já vão 'sofrer' o suficiente na época natalícia.

Já começou os preparativos para o Natal? Cuidado com as costas
Notícias ao Minuto

16:00 - 16/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Está a chegar uma das épocas mais desejadas do ano, a época com mais luzes, mais doces e com mais tarefas por realizar. Entre idas a centros comerciais e lojas de rua, compras atrás de compras, decorações, aventuras culinárias e uma agenda completamente preenchida por eventos sociais, a época de Natal é das mais cansativas do ano... e das que mais afeta as costas.

A campanha 'Olhe Pelas Suas Costas' alerta para o facto de os dias que antecedem o Natal serem dos mais "propícios a esforços desadequados e a um risco acrescido de dores na coluna" e salienta a importância da prevenção. Numa nota enviada às redações, Paulo Pereira, neurocirurgião e coordenador nacional da campanha, salienta que “a prevenção é sempre a melhor arma e devemos estar especialmente atentos aos movimentos suscetíveis de prejudicar a nossa coluna".

"As pessoas já tendem, habitualmente, a desvalorizar a importância de realizar corretamente as tarefas do quotidiano e, com o entusiasmo associado a esta época festiva, é comum que ignorem as recomendações para a realização de algumas tarefas associadas aos preparativos do Natal”, destaca.

No que diz respeito a uma das tarefas mais apreciadas, o momento em que se decora o pinheiro de Natal, o especialista recomenda que se tenha "uma postura correta, com as costas direitas, dobrando os joelhos e as ancas para apanhar os objetos que estão encaixotados no chão, evitando curvaturas que podem prejudicar a coluna vertebral".

De acordo com um estudo realizado pela campanha - que conta com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia, da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação e da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia -, cerca de 70% dos portugueses sofrem de dores nas costas, sendo que quase metade nunca ouviu sequer falar das doenças que podem estar associadas a este sintoma, tão comum e 'natural' que é facilmente desvalorizado, mas que pode ser eficazmente prevenido com alguns hábitos diários, como "subir e descer os escadotes com cuidado e segurança, garantindo que estes se encontram bem apoiados".

"Em vez de carregar as caixas mais pesadas sozinho, pedir ajuda e partilhar o peso da carga. Em alternativa pode arranjar um carrinho para carregar essas caixas", sugere a campanha, aconselhando ainda a "evitar estar muito tempo de pé parado, como acontece nas filas para o pagamento das compras, preferindo alturas de menor afluência" e a "distribuir os sacos das compras por ambos os braços, evitando carregar o peso de um só lado".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório