Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Cientistas criam implante para melhorar a memória

Pela primeira vez, ciência mostra que é possível melhorar a memória através de um implante cerebral.

Cientistas criam implante para melhorar a memória
Notícias ao Minuto

22:00 - 15/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Se até agora os suplementos vitamínicos eram a promessa mais 'certeira' para uma memória eficaz, o futuro pode mesmo passar por implantes cerebrais, mais concretamente por uma espécie de prótese que é capaz de melhorar a memória em cerca 30%.

Apresentado recentemente na reunião da Society of Neuroscience, o estudo levado a cabo pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostra que as capacidades neurológicas podem ser melhoradas com um pequeno dispositivo de elétrodos implementado no cérebro, dispositivo esse que, no futuro, poderá ainda ser capaz de travar alguns dos problemas cognitivos mais comuns.

Conta o site News Scientist que esta 'prótese' criada há já dois anos - mas só agora apresentada - irá atuar diretamente no hipocampo através da emissão de pequenos choques que seguirão um padrão idêntico à atividade normal e saudável desta parte do cérebro, responsável pela aprendizagem e memorização. Na prática, este implante irá funcionar forma de imitação do que já acontece com o cérebro humano.

Para já, a eficácia do implante foi testada em 20 voluntários com epilepsia, tendo servido ainda para decifrar os padrões de atividade do cérebro quando este está a aprender algo. Cada voluntário foi ainda alvo de um teste de memória.

A memória a curto prazo melhorou cerca de 15% e a capacidade de aprendizagem cerca de 25%.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório