Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Proteína, hidratos e gordura. Afinal, há outro 'combustível' para o corpo

Este 'novo' quarto macronutriente já existe em forma de bebida.

Proteína, hidratos e gordura. Afinal, há outro 'combustível' para o corpo
Notícias ao Minuto

08:31 - 13/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dieta

De que é feito um produto alimentar isento de gordura, proteína e hidratos de carbono? De cetonas. Este é o macronutriente que compõe a bebida criada pela Universidade de Oxford em parceria com a startup HVMN.

Este novo elixir, chamado Ketone, tem 120 calorias, mas nenhuma delas vem de proteínas, hidratos de carbono ou gorduras. Conta o The Independent que a fonte do valor calórico advém única e exclusivamente da cetona.

As cetonas são já bem conhecidas no mundo da nutrição e do desporto. Estes compostos moleculares estão associados a uma dieta pobre em hidratos de carbono e rica em gordura, dieta essa que faz com que o organismo recorra à gordura que há no corpo para obter a máxima energia.

Pensada para os atletas, esta bebida - que nasceu após um financiamento de 60 milhões de euros - é composta por éster de cetona, um "quarto macronutriente" que promete dar a energia que qualquer outro não consegue dar, oferecendo um melhor rendimento, uma maior concentração e uma performance mais eficaz.

E para provar o efeito desta nova bebida, os cientistas da universidade britânica recorreram a três grupos de atletas, sendo que um dos grupos consumiu uma bebida rica em hidratos de carbono, um outro bebeu uma bebida de gordura e o terceiro ingeriu a dita cetona (uma bebida com 25 gramas de beta-hidroxibutirato, uma substância que o corpo produz quando está em jejum). Depois de todos os participantes terem realizado os mesmos testes desportivos, os cientistas notaram que aqueles que beberam a cetona foram capazes de correr mais 400 metros.

O objetivo Ketone, conta a publicação, é dar diretamente ao corpo a cetona, um novo tipo de "combustível" que oferecerá uma energia mais pura, mas sem o efeito estimulante associado, por exemplo, ao café.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório