Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

É mesmo necessário colocar protetor solar quando não está sol?

A probabilidade de apanhar um escaldão no outono ou no inverno é muitíssimo menor do que no verão, mas devemos deixar o protetor solar de lado?

É mesmo necessário colocar protetor solar quando não está sol?
Notícias ao Minuto

16:00 - 10/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Rotina

As agressões estão em todo o lado e durante todo o ano. Esta é a ideia que devemos ter sempre em mente na hora de proteger a pele.

Apesar de a probabilidade de apanhar um escaldão no outono ou no inverno ser muitíssimo menor do que no verão, a verdade é que a pele está na mesma passível à ação nociva do sol. E sim, o uso de protetor solar deve fazer parte da rotina diária nos 365 dias do ano.

À revista Health, o dermatologista Darrel Rigel revela que as queimaduras solares podem também acontecer nos meses mais frios e quando parece que o sol está demasiado escondido para tal. Aliás, basta pensar na quantidade de imagens que todos os anos vemos de pessoas que vão passar férias na neve e ficam com a marca dos óculos desenhados no rosto. Tal deve-se ao facto de não terem feito a devida proteção e também à capacidade da neve refletir a radiação sem qualquer tipo de filtro.

Diz o especialista que os raios ultravioletas oriundos do sol podem continuar a danificar a pele mesmo depois de o verão acabar, mas, tudo depende do local onde a pessoa se encontra, pois, como acontece com a neve, pode proporcionar uma maior acumulação dos danos ultravioleta.

Mas é preciso aplicar protetor solar no outono e no inverno como se coloca no verão? Não. O ideal, destaca o profissional, é aplicar diariamente um creme hidratante com fator de proteção solar, um simples hábito que nutre e hidrata a pele e deixa-a ainda protegida do sol.

No caso de peles mais sensível, o fator de proteção solar do creme diário deve ser mais elevado e pode ainda existir a necessidade de aplicar mesmo o protetor tradicional, sendo importante o aconselhamento especializado para perceber o que se adequa mais à pele.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório