Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Este fim de semana, todos os caminhos vão dar a Borba

A 26.ª Festa da Vinha e do Vinho começa no sábado, dia de São Martinho, em Borba, distrito de Évora, com a participação de 85 expositores, com destaque para os produtores do Alentejo, divulgou hoje o município.

Este fim de semana, todos os caminhos vão dar a Borba
Notícias ao Minuto

18:20 - 09/11/17 por Lusa

Lifestyle Festa

O certame, dedicado ao vinho e à vinha, que recebe todos os anos milhares de visitantes, vai decorrer até ao dia 19 deste mês, no pavilhão de eventos da cidade, com entrada livre, para promover, sobretudo, os vinhos do Alentejo, com a participação de produtores que apresentam as suas marcas para degustação e venda.

O presidente do município de Borba, António Anselmo, disse hoje à agência Lusa que o certame pretende "promover o concelho e todo o Alentejo", assim como os vinhos e a gastronomia regional.

"É uma festa de convívio e de alegria, onde os produtos regionais e o artesanato também marcam presença, e esperamos que os visitantes desfrutem daquilo que o Alentejo tem de melhor", referiu o autarca.

A festa inclui um conjunto de áreas temáticas dedicadas aos vinhos e enoturismo, gastronomia, produtos e doçaria regionais, artesanato e equipamentos e serviços vitivinícolas.

O certame, que serve de apresentação do vinho novo dos produtores locais pelo São Martinho, pretende ainda promover os produtos regionais, dando especial realce à produção vinícola regional e aos queijos, enchidos, pão, azeite, mel, frutos secos e doçaria regional.

O artesanato conta com expositores de várias localidades do país, nas mais diversas expressões, como o barro, tapeçaria, madeira e cortiça.

Com palco numa das mais importantes regiões vitivinícolas do Alentejo, o certame está a cargo do município, Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA), Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O programa inclui um circuito das tascas e um arraial de São Martinho, com degustação de vinho de talha e oferta de castanhas, no dia inaugural, e, ao longo dos nove dias, engloba provas de vinhos, atuação de grupos de música popular e corais alentejanos, bandas filarmónicas, encontro de folclore, noite de fados, noite de dança, animação de rua, colóquios, atividades desportivas e o cortejo alegórico, 'Borba, A Vinha e o Vinho', no encerramento.

Quanto ao cartaz musical, com entrada livre, o destaque vai para as atuações de Raquel Tavares (sábado), Berg (dia 17) e José Cid (18), espetáculos às 22h30, e do grupo 7 Saias, no dia de encerramento, às 17h00, além de animação com vários dj.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório