Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Seis simples aspetos que estão a 'arruinar' a libido

O apetite sexual do homem e da mulher está dependente de uma série de fatores... e são vários aqueles que podem mesmo comprometer o desejo.

Seis simples aspetos que estão a 'arruinar' a libido
Notícias ao Minuto

16:00 - 09/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Casais

O estilo de vida atual em nada é amigo da vida sexual das pessoas. A falta de tempo para a intimidade, o stress constante, o cansaço causado pelo ritmo frenético de cada dia e a má alimentação assumem-se como verdadeiros atentados do desejo... até mesmo das pessoas 'saudáveis'.

Mas, na verdade, são muitos os fatores internos e externos que podem estar a arruinar a libido. Um deles, explica a médica Susan Davis, em declarações à revista Health, é a toma de determinados medicamentos que afetam os níveis de testosterona, como é o caso do que têm a função de regular a pressão sanguínea ou os que se destinam ao tratamento do pé de atleta.

Se uma dieta por defeito tira energia e nutrientes fundamentais para o organismo funcionar corretamente, uma dieta por excesso causa excesso de peso e desencadeia um sem fim de problemas de saúde que, de uma foram isolada ou em conjunto, podem arruinar todo e qualquer apetite sexual no homem e na mulher.

Diz ainda a Health que a prática de exercício físico pode ter um duplo efeito no apetite sexual. Quando praticada regular e conscientemente, a atividade em muito melhora a saúde física, mental e sexual, mas quando praticada exageradamente ou a más horas (muito perto do momento de ir para a cama, por exemplo) pode comprometer por completo o desejo.

Como lhe explicámos aqui, a vitamina D tem um efeito direto na disposição das pessoas, estando ainda relacionada com a libido das mesmas. Deste modo, escreve a publicação, os baixos níveis desta vitamina do sol estão associados a sintomas depressivos que, por seu turno, reduzem consideravelmente a vontade sexual tanto do homem como da mulher.

Quando a relação amorosa está instável ou até mesmo em período de hostilidade, não há desejo sexual que consiga sobressair, algo que pode tornar-se ainda mais grave quando o stress é 'dono e senhor' do dia a dia do casal. Um estudo norte-americano citado pela revista diz mesmo que as mulheres entre os 35 e os 47 anos tendem a ter menos apetite sexual quando têm filhos em casa, uma vez que os níveis de stress tendem a disparar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório