Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Três momentos em que os pés dizem muito sobre a saúde

Já olhou bem para o seus pés? Se não, então é melhor fazê-lo.

Três momentos em que os pés dizem muito sobre a saúde
Notícias ao Minuto

11:30 - 07/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Os pés são, possivelmente, a parte do corpo à qual as pessoas prestam menos atenção. Salvo os meses mais quentes, em que os cuidados são redobrados porque andam à vista, os pés acabam por passar grande parte do ano dentro meias e sapatos e quase sem que alguém lhes ponha a vista em cima. Mas está na hora de olhar para os pés com olhos de ver.

Como destaca a médica podologista Melisa Lockwood, quando se repara em "mudanças no pés", tal não deve ser sempre visto como algo a desvalorizar, pois pode, na verdade, ser o sinal mais claro de que é preciso visitar um médico.

A falta de sensibilidade nos dedos dos pés e/ou a mudança de cor dos mesmos (quando passam a ficar ligeiramente brancos ou, pior, em tons de roxo) é um dos momentos em que importa consultar um médico, pois este é um dos indícios mais claros de que existe um problema de circulação. No caso das mulheres, diz a especialista à revista norte-americana Women's Health, esta mudança de cor nos dedos dos pés pode indicar a síndrome de Reynaud, uma doença que faz com que as extremidades do corpo mudem de cor face às temperaturas frias.

Salvo casos em que se está numa má posição, a sensação de formigueiro nos pés ou nos dedos dos pés pode ser um sinal de diabetes, diz a especialista, destacando que são os podologistas que, muitas vezes, fazem o primeiro diagnóstico de diabetes olhando apenas para os pés dos pacientes.

Já as "diferentes tipos de linhas nas unhas" podem espelhar uma carência vitamínica desencadeada pela má alimentação, conclui.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório