Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Como a menstruação pode ser um reflexo da saúde feminina

Sabia que o período pode revelar mais sobre a saúde de uma mulher do que o esperado?

Como a menstruação pode ser um reflexo da saúde feminina
Notícias ao Minuto

16:00 - 11/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Corpo

Presente na vida feminina ao longo de vários anos, a menstruação é mais do que 'aquela altura do mês', é mesmo um espelho fiel do estado de saúde de cada mulher, podendo mesmo ser um dos aspetos mais fiáveis a analisar por parte do médico.

Em declarações à revista Health, a médica ginecologista Sherry A. Ross revela como a menstruação pode mesmo ser um reflexo fiel da saúde feminina, mostrando, para tal, seis sinais aos quais as mulheres devem prestar a máxima atenção.

1 - Coagulo de sangue. Esta 'forma de menstruação' é bastante normal e revela que o fluxo da mulher é pesado ao ponto de derramar mais rapidamente no revestimento uterino. Contudo, se o coágulo dito normal - de tamanho irregular, mas pequeno, e de cor vermelha intensa, escura e brilhante - passa a ser grande o suficiente para preencher uma parte do penso higiénico, então, a mulher pode estar perante um desequilíbrio hormonal ou até mesmo uma infeção, especialmente se os coágulos grandes são presença em mais do que dois ciclos menstruais seguidos.

2 - Menstruação 'eterna'. Enquanto algumas mulheres têm uma menstruação que dura três dias, diz a revista, outras têm um ciclo pesado que pode mesmo chegar a durar uma semana ou mais. Este é um sinal de tiroide ou da síndrome de ovário poliquístico, dois problemas de saúde que andam à boleia de hormonas, tal como a menstruação.

3- Perda de sangue além menstruação. Embora, à primeira vista, possa ser algo sem grande alarmismo, a perda de sangue entre menstruações pode ser um sinal de pílula contracetiva errada, infeção ou fibrose. Diz ainda a publicação que, em alguns casos mais severos, pode mesmo ser o indício mais claro de cancro.

4 - Sangue aquoso ou acinzentado. Em alguns casos, explica a especialista, o sangue mais aquoso é normal no primeiro dia de menstruação ou quando a mulher está grávida, pois surge na mistura de sangue com o fluído vaginal. Já quando a cor é tudo menos normal, ou seja, mais cinzenta do que vermelha, então pode-se estar perante uma infeção ou doença sexualmente transmissível, que tende a vir ainda acompanhada de um intenso odor.

5 - Menstruação inexistente. São muitas as mulheres que desejam o fim da menstruação, mas a verdade é que se tal acontecer é possível que se esteja perante um problema de tiroide, um desregulamento hormonal ou até mesmo um nível demasiado baixo de massa gorda, sendo, por isso, comum quando a mulher perde peso de forma muito intensa e rápida.

6 - Cólicas cada vez mais penosas. Segundo a especialista, a intensificação das cólicas menstruais pode dever-se à endometriose.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório