Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Da castanha ao vinho, onde festejar o São Martinho

Se ainda não tem planos para o próximo sábado, então fique a par das melhores celebrações nacionais do São Martinho.

Da castanha ao vinho, onde festejar o São Martinho
Notícias ao Minuto

14:30 - 06/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Festa

Repleto de castanhas e vinho, é já no dia 11 que se celebra o São Martinho. As rimas e dizeres populares nesta época do ano são inevitáveis, tal como as castanhas quentes e boas que protagonizam qualquer magusto de norte a sul do país.

A pensar em quem gosta de celebrar o São Martinho com tudo a que tem direito e que aproveita ainda a data para conhecer algumas das principais tradições nacionais, a momondo listou algumas das festas de São Martinho mais icónicas de Portugal, festas essas que aliam a castanha assada ao vinho e que incluem ainda pequenas feiras e momentos de diversão pensados para toda a família.

Comecemos pelo sul de Portugal, com a Feira de São Martinho de Portimão, um evento que nasceu em 1662 e que se intitula como o mais antigo de Portugal nas rumarias deste santo. Nesta feira, revela a momondo num comunicado enviado às redações, "poderá encontrar de tudo, desde brinquedos a produtos agro-alimentares, passando por calçado e bijuterias – sem nunca esquecer as tradicionais castanhas assadas. Para se divertir ao ar livre poderá contar com jogos de sorte, carrinhos de choque e outros divertimentos que certamente farão as delícias de miúdos e graúdos".

A chegada da castanha é ainda celebrada em Açor, que é palco da exposição gastronómica Artes de Sabores de Maúnça, uma festa onde reinam os "bolos típicos denominados de miaus, uma chanfana e o feijão com couve, este festival gastronómico tem tudo o que é preciso para ser um evento único".

Vila do Conde é também uma das regiões em que o Magusto é celebrado, mas, destaca o mesmo comunicado, "são várias as regiões do Minho em que a matança do porco se acompanha por um grande magusto, porém em Vila do Conde a tradição é outra: aqui um prato de castanhas é acompanhado de roscas de pão de trigo e nozes".

Para quem gosta de um bom vinho aliado a uma boa castanha, então todos os caminhos vão dar a Penafiel, que faz desta data mais um motivo para ser o centro das atenções do distrito do Porto. O São Martinho de Penafiel dá vida a uma das festas mais populares da região, não fosse o 11 de novembro o feriado municipal da região.

"Ao longo de 11 dias de romaria, falar de Penafiel e do S. Martinho é falar das castanhas assadas,das famosas tortas de S. Martinho, dos rojões e das típicas provas de vinhos, que se multiplicam pelas tascas, barracas e restaurantes e fazem as delícias os apreciadores e curiosos", anuncia a Câmara Municipal de Penafiel no seu site.

Para quem gosta de aproveitar a época das castanhas ao máximo, há ainda uma festa nacional a adicionar à rota turística: o Magusto da Velha, em Vila Viçosa. Esta festa existe desde 1698 e comemora-se no dia 26 de dezembro.

Segundo a lenda, conta a momondo, "uma velha deixou um grande legado à Igreja da Vila do Porco e, em troca, todos os anos seria feita uma festa em sua honra. Com os sinos a tocar, 150 quilos de castanhas são atirados do cimo do campanário da igreja; novos e velhos correm na expectativa de conseguirem encher as abadas de castanhas e 150 litros de vinho tinto ajudam a brindar à velha".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório