Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

O risco de cancro associado à curvatura do pénis

Estudo norte-americano relaciona a doença de Peyronie, que causa uma curvatura no pénis, ao maior risco de cancro.

O risco de cancro associado à curvatura do pénis
Notícias ao Minuto

08:00 - 11/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Uma equipa de investigadores da Baylor College, no Texas (Estados Unidos), vem revelar que a doença de Peyronie não causa apenas disfunção erétil. Segundo os cientistas norte-americanos, a curvatura do pénis caraterística desta patologia pode mesmo aumentar o risco de cancro.

Para o estudo, lê-se no site Medical News Today, os investigadores analisaram pais e filhos com a doença e notaram que ambos partilhavam de um conjunto de genes relacionados com o problema - como é o caso do WNT2 -, genes esses que, com mutações, aumentam em 39% o risco de cancro testicular, 43% de cancro do estômago e 19% de melanoma.

Diz ainda a investigação que os homens com a doença de Peyronie mostraram ser 10% mais propensos de ter cancro do que aqueles que têm disfunção erétil.

A análise foi feita entre 2007 e 2014 e, ao todo, foram analisados 48,423 homens com a doença de Peryonie, mais de um milhão com disfunção erétil e cerca de 484,230 homens sem qualquer um destes problemas, servindo, assim, para o grupo de controlo.

Apresentado no congresso da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, o estudo defende a necessidade de novas investigações sobre o tema.

A doença de Peryonie é rara - afetando menos de 3% dos homens adultos - e de causa ainda desconhecida pela ciência. Entre os sintomas mais comuns estão a curvatura anormal do pénis quando ereto e a dor na ereção. O grau de curvatura, quando demasiado, pode tornar o ato sexual bastante doloroso ou até mesmo impraticável.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório