Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Contra a obstipação, comer, comer

A prisão de ventre pode ser a consequência direta da alimentação diária, mas os próprios alimentos podem ser também a salvação.

Contra a obstipação, comer, comer
Notícias ao Minuto

10:10 - 06/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Diz-me o que comes e dir-te-ei como funcionará o teu trânsito intestinal. Sim, a questão é tão simples quanto isto: a alimentação tanto pode desencadear a prisão de ventre como ser mesmo a solução - seja na hora de travar este mal ou até de o prevenir.

Foquemos as atenções nos alimentos que são aliados do bom funcionamento intestinal. De acordo com Dale Pinnock, um dos autores mais conceituados de livros sobre nutrição e alimentação médica, há um alimento barato e comum no dia a dia que pode fazer toda a diferença: a maçã. Uma vez que contêm pectina (fibra solúvel) e bons níveis de água na sua composição, as maçãs são dos alimentos que mais favorecem a saúde digestiva, passando e 'transformando-se' com facilidade.

Benéfica para a saúde cardiovascular, mas também para o sistema imunitário, a cebola é um alimento prebiótico que ajuda a combater a prisão de ventre. Como? Através do seu polissacarídeo inulina, que ajuda a cuidar das bactérias intestinais, deixando o sistema digestivo eficaz e saudável.

Quem gosta de aderir a 'modas' alimentares sem colocar a saúde em causa pode sempre apostar em dois alimentos concretos: a chia e a tâmara. No caso da chia, esta pequena semente é um dos alimentos com melhor teor de fibra solúvel, por isso, com melhor impacto no funcionamento intestinal, conseguindo ainda zelar pela 'boa saúde' nas bactérias que lá habitam. Quanto à tâmara, este é um dos alimentos mais doces e mais saudáveis que se pode consumir, tendo benefícios diretos no controlo do peso, na saúde cerebral e, claro, na luta contra a obstipação. Contudo, destaca o autor em declarações ao site Mind Body Green, não é pelo facto das tâmaras fazerem bem que podem ser consumidas de forma desmedida, pelo contrário: o consumo exagerado deste alimento pode ter um efeito oposto e causar prisão de ventre.

Se o objetivo é combater a obstipação sem aumentar muito o porte calórico - mesmo que as calorias sejam oriundas de alimentos saudáveis -, então a maior aliada é mesmo a beringela, pois trata-se de um alimento versátil, rico em água e fibra e que possui um baixo teor calórico.

Como não poderia deixar de ser, falar em luta contra a prisão de ventre implica falar em aveia, um cereal que tem conseguido cada vez mais protagonismo à boleia dos seus múltiplos benefícios para a saúde. Além de ter um bom conjunto de vitaminas e minerais na sua composição e de oferecer ainda proteína, a aveia é detentora de um elevado nível de fibra solúvel, mais concretamente, de beta-glucanos, que passam facilmente no trato digestivo, deixando-o protegido.

E como a fibra é o 'ingrediente' chave para o combate à prisão de ventre, nada como adicionar mais leguminosas à dieta, dando especial atenção ao feijão, que contém fibra solúvel e insolúvel.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório