Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Alergias alimentares não são apenas uma 'coisa' de crianças

Estudo apresentado no mais recente congresso do Congresso Americano de Alergia, Asma e Imunologia diz que cerca de 45% das alergias aparecem já na idade adulta.

Alergias alimentares não são apenas uma 'coisa' de crianças
Notícias ao Minuto

07:00 - 06/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Quase metade das alergias aparece já quando a pessoa é adulta. A conclusão é de um recente estudo apresentado no congresso do Congresso Americano de Alergia, Asma e Imunologia e que deita por terra a ideia de que as alergias alimentares aparecem apenas na infância.

De acordo com o estudo da Northwestern University, citado pelo site medical News Today, as alergias alimentares estão a aumentar de uma forma geral, tanto em crianças como em adultos, independentemente do grupo étnico. Contudo, no caso dos adultos, as alergias que aparecem nessa fase da vida representam já 45% dos casos, uma percentagem bem mais alta do que outrora pensado.

Olhando para o panorama norte-americano, o estudo revela ainda que o marisco é a alergia mais comum entre os adultos (3,6%), com um aumento de 44% face ao estudo realizado em 2004. Segue-se a alergia a frutos secos (1,8%).

O estudo analisou 53,575 adultos norte-americanos e concluiu ainda que as pessoas asiáticas, negras e hispânicas são mais propensas a desenvolver uma alergia em idade adulta do que as pessoas caucasianas, especialmente no que diz respeito ao marisco e amendoins.

Como lhe contámos aqui, A alergia alimentar, diz a especialista, é “uma reação imunológica, mediada por IgE específicas [Imunoglobulina E], que ocorre após a ingestão ou contacto com um determinado alimento”. Neste caso, as manifestações clínicas, ou seja, as reações alérgicas, “são geralmente imediatas” e “intensas”, podendo ocorrer “cerca de uma a duas horas após a ingestão do alimento nocivo e que é facilmente identificado”.

Já na intolerância alimentar, “há a formação de anticorpos IgG [Imunoglobulina G] dirigidos contra proteínas dos alimentos”. Nestes casos, “o organismo não consegue digerir completamente alguns alimentos, provavelmente devido a uma deficiência enzimática do sistema digestivo, ou outro mecanismo desconhecido".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório