Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Como a solidão pode ser 'fatal'

Há quem diga que mais vale só do que mal acompanhado, mas a solidão pode ter efeitos mais penosos do que o esperado.

Como a solidão pode ser 'fatal'
Notícias ao Minuto

23:14 - 04/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Solidão: Estado do que está só. Estado do que nem consigo está. A solidão é muito mais do que a ausência de presenças físicas, é um estado de isolamento que tem consequências diretas e negativas na saúde.

A solidão tira anos de vida e quanto a isso a ciência já não tem quaisquer dúvidas. Mas, em que medida a solidão pode mesmo ser fatal? Em primeiro lugar, escreve o The Health Site, a solidão é um trampolim para a depressão, que por si só traz uma imensidade de stress, ansiedade, baixa autoestima, pessimismo e raiva, fatores que, combinados ou não, tiram qualidade de vida e saúde e podem mesmo levar ao suicídio.

Por estar associada a uma maior inquietude mental e a estados de tristeza e pessimismo, a solidão consegue ainda prejudicar a qualidade de sono, podendo mesmo levar a pessoa a sofrer de algum tipo de privação mais ou menos grave e que pode mesmo vir a tornar-se crónica. A má qualidade do sono, a longo prazo, compromete a capacidade do organismo se manter saudável, dos tecidos de repararem, dos músculos se estimularem e da pele se regenerar. Mas não só: todo o sistema hormonal fica desequilibrado, algo que, por si só, é meio caminho andado para perder uns anos de vida.

Diz a publicação que estar só - em qualquer que seja o sentido da palavra - aumenta ainda o risco de demência, uma doença mental cientificamente ligada à tristeza e estados emocionais demasiado stressantes. E o risco de demência - embora seja maior nos idosos que vivem sozinhos - é algo que se vai construindo desde cedo, com as crianças que passam demasiado tempo por conta própria. E por falar em saúde mental, também a probabilidade da pessoa só sofrer episódios de psicose é grande, uma vez que, com o tempo, acaba por perder o contacto com a realidade e a própria noção de realidade.

De acordo com vários estudos científicos, as pessoas sós são aquelas que correm um maior risco de doenças cardiovasculares e, mais uma vez, tal acontece à boleia da tristeza, ansiedade e stress, um cocktail que pode ser quase 'explosivo'.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório