Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Espelho meu, alguém poderá fazer mais pela minha pele do que eu?

Possivelmente não. Veja todos os cuidados que deve ter para assegurar a melhor saúde cutânea.

Espelho meu, alguém poderá fazer mais pela minha pele do que eu?
Notícias ao Minuto

07:15 - 03/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

A pele é o nosso mais fiel espelho, aquele que revela como está a nossa saúde, que cuidados temos com o nosso bem-estar e como cuidamos do nosso corpo diariamente. A pele é o órgão que nos veste e aquele que mais facilmente podemos cuidar. Mas será que o sabemos fazer?

Possivelmente não. Pensar que os cuidados cutâneos dependem única e exclusivamente de um sem fim de cosméticos é um erro comum e dos aspetos que mais compromete a saúde e bem-estar cutâneo. Na verdade, não há nada nem ninguém que possa fazer mais pela nossa pele do que nós próprios, especialmente no que diz respeito à prevenção - afinal, de nada vale gastar uma fortuna em cremes para tudo e mais alguma coisa quando, por exemplo, nem sequer fazemos a devida limpeza da pele.

Como destaca o site Eat This, Not That!, são vários aspetos em que o nosso comportamento contribui para a boa saúde e aparência da pele e o primeiro deles todos é procurar ajuda especializada junto de um dermatologista, médico que será capaz de ajudar a traçar o tipo de pele que se tem e quais as reais necessidades associadas a isso. Como nos contou a dermatologista italiana Pucci Romano, conhecer o tipo de pele é meio caminho andado para lhe dar a devida atenção.

O uso diário de protetor solar - sim, mesmo no inverno - é também importante, assim como ter uma devida rotina de higiene dentária. Mas, o que é que os dentes têm a ver com a pele? Tudo, pois a saúde bucal descuidada leva ao aumento de processos inflamatórios, que facilmente se notam na pele.

Apesar da esfoliação ser importante para a pele ficar pronta para absorver corretamente os cosméticos aplicados, este ato deve ser o mais pontual possível, sob a pena de danificar a parte superficial da pele, algo que pode também acontecer quando não se lavam corretamente os pincéis e itens de maquilhagem.

Como não poderia deixar de ser, também a alimentação é um aspeto fundamental para cuidarmos da pele e mais um dos fatores que apenas depende de nós. A aposta em polifenóis (agentes que combatem a inflamação) é importante, assim como a ingestão de alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3, duas substâncias que se encontram facilmente em alimentos de origem vegetal, com particular destaque para as sementes e frutos secos. Os alimentos ricos em betacarotenos são também uma mais-valia para a pele, diz a publicação, que destaca ainda a importância dos probióticos, que favorecem as bactérias presentes nos intestinos.

Atuar na prevenção da acne é também algo que está ao alcance das pessoas, assim como parar de tomar banho com água demasiado quente, algo que nada mais faz do que aumentar a secura da pele, podendo causar algum tipo de irritação cutânea. E por falar em água, este deve ser o ingrediente principal da limpeza da pele, devendo-se prestar atenção ao tipo de gel complementar usado - e são estes os sinais a ter em conta na hora de saber se é o mais indicado ou não. Evitar estes erros comuns é fundamental.

Parar de fumar, ter uma rotina de sono, dizer 'não' aos alimentos processados e açucarados, praticar exercício físico (sem maquilhagem ou apenas com maquilhagem adequada) e ter moderação em tudo - seja na ingestão de bebidas alcoólicas, na administração de um creme ou na quantidade de comida - são outros aspetos que apenas dependem de nós e que fazem toda a diferença na saúde da pele.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório