Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Dicas para correr de forma segura quando está frio

Conseguir encaixar a corrida na rotina diária implica, quase sempre, sair da cama bem cedo ou dedicar o final da tarde do exercício. Estas são, porém, as duas alturas do dia em que as temperaturas tendem a estar mais baixas, por isso, todo o cuidado é pouco.

Dicas para correr de forma segura quando está frio
Notícias ao Minuto

16:18 - 27/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Rotina

Qualquer altura é boa para calçar umas sapatilhas e correr sem destino em mente. A corrida é um dos exercícios que mais benefícios oferece à saúde, mas é também das atividades que mais requer cuidados antes e depois de ser executada.

No outono, as temperaturas frias do início da manhã e do final da tarde (os dois momentos do dia em que é mais fácil encaixar a corrida) pedem algumas estratégias antes de começar a correr, especialmente se se tratar de um iniciante.

O aquecimento, como destaca o site PopSugar, é um dos aspetos mais importantes, sob a pena do risco de lesão crescer consideravelmente. Além disso, "é preciso que o batimento cardíaco acelere com o aquecimento", diz o médico Michael Olzinski, não só para não comprometer a performance, mas também para não colocar a saúde em risco.

O uso de luvas, de calças/leggins e de um protetor para as orelhas pode ser também algo a ter em conta quando se corre nos dias mais frios, uma vez que permite ao corpo manter uma temperatura mais estável. Porém, os materiais escolhidos devem ser leves e não interferir com a transpiração do atleta.

Apesar de ser bom correr sem um destino (ou meta) em mente, quando se corre à noite é preciso saber para onde se vai e conhecer minimamente o caminho, em particular se se tratar de uma zona com pouca ou nenhuma luminosidade. O uso de calças, camisolas ou casacos refletores é fundamental quando se corre de banha bem cedo ou ao final do dia, momentos em que ainda e já parece noite.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório