Qualquer altura é boa para calçar umas sapatilhas e correr sem destino em mente. A corrida é um dos exercícios que mais benefícios oferece à saúde, mas é também das atividades que mais requer cuidados antes e depois de ser executada.
No outono, as temperaturas frias do início da manhã e do final da tarde (os dois momentos do dia em que é mais fácil encaixar a corrida) pedem algumas estratégias antes de começar a correr, especialmente se se tratar de um iniciante.
O aquecimento, como destaca o site PopSugar, é um dos aspetos mais importantes, sob a pena do risco de lesão crescer consideravelmente. Além disso, "é preciso que o batimento cardíaco acelere com o aquecimento", diz o médico Michael Olzinski, não só para não comprometer a performance, mas também para não colocar a saúde em risco.
O uso de luvas, de calças/leggins e de um protetor para as orelhas pode ser também algo a ter em conta quando se corre nos dias mais frios, uma vez que permite ao corpo manter uma temperatura mais estável. Porém, os materiais escolhidos devem ser leves e não interferir com a transpiração do atleta.
Apesar de ser bom correr sem um destino (ou meta) em mente, quando se corre à noite é preciso saber para onde se vai e conhecer minimamente o caminho, em particular se se tratar de uma zona com pouca ou nenhuma luminosidade. O uso de calças, camisolas ou casacos refletores é fundamental quando se corre de banha bem cedo ou ao final do dia, momentos em que ainda e já parece noite.