Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Cancro da mama no masculino. O que eles devem (mesmo) saber

O cancro da mama é maioritariamente associado ao sexo feminino, mas esta é também uma doença de homens. Eis tudo o que eles devem saber.

Cancro da mama no masculino. O que eles devem (mesmo) saber
Notícias ao Minuto

15:05 - 27/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Os homens nascem com menores quantidades de tecido mamário, mas mesmo assim correm o risco de sofrer de cancro da mama. Apesar de esta doença oncológica ser maioritariamente associada às mulheres - uma vez que o risco é 100 vezes maior no sexo feminino - trata-se também de um problema de homens.

Para facilitar a compreensão desta doença, a revista norte-americana Men's Health listou alguns factos sobre o cancro da mama masculino, começando por explicar que um dos primeiros sinais é - tal como nas mulheres - uma saliência na zona dos seios, algo que nos homens é mais facilmente percetível uma vez que a mama é menor. A maioria das saliências encontra-se atrás do mamilo, mamilo esse que pode também mudar de forma com o aparecimento da doença.

Ainda no que diz respeito às saliências, algumas são de tal modo grandes e afetam de tal modo a mama que fazem com que os homens fiquem com 'seios de mulher', lê-se na publicação.

Assim como acontece com as mulheres, o histórico familiar da doença é também um fator de risco para os homens, mesmo quando o cancro da mama afeta apenas membros do sexo feminino da família. No caso dos homens, este tipo de cancro pode ter origem na mutação do gene BRCA ou BRCA2, sim os mesmos dois genes que levaram Angelina Jolie a fazer uma dupla mastectomia.

Também alguns problemas de saúde podem deixar o homem mais suscetível a ter cancro da mama, como acontece com aqueles que são causados por desregulamentos hormonais, quase sempre por culpa do estrogénio.

O tratamento do cancro da mama nos homens varia de caso para caso, mas pode resultar numa mastectomia, assim como acontece com as mulheres. O diagnóstico tardio desta doença não muito comum pode ser fatal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório