Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Quinze dicas para conseguir um cabelo mesmo saudável

De dentro para fora, eis tudo o que pode e deve fazer pela saúde do seu cabelo.

Quinze dicas para conseguir um cabelo mesmo saudável
Notícias ao Minuto

13:20 - 27/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Rotina

Esqueça o champô que promete 'mundos e fundos', os secadores e alisadores e comece a comer melhor, a olhar com atenção para os rótulos e a dar a devida liberdade ao seu cabelo.

Se quer ter uns fios mais fortes, resistentes e saudáveis, então está mais do que na hora de adotar novos hábitos capilares e de estilo de vida, formas de estar que dão saúde a todos os níveis e que permitem conseguir o cabelo com que sempre se sonhou.

Parar de lavar o cabelo todos os dias - passando a fazê-lo a cada três dias - e escovar o bem o cabelo antes de usar o champô são os dois primeiros conselhos dados por Susana Romano, especialista em cabelos e saúde capilar.

À revista Parents, Romano aconselha as pessoas a fazerem terapia capilar, seja através de massagens ou da simples aplicação de óleos naturais, contudo, há que ter mão leve e mexer sempre no cabelo com delicadeza. Mas com não poderia deixar de ser, ler bem o rótulo do produto capilar e perceber que componentes podem ou não beneficiar o cabelo é também importante, podendo, aqui, ser necessário recorrer à ajuda de um profissional.

Para Anna Lynes, especialista da Macademia Professional, aplicar condicionador e fazer uma máscara uma vez por semana - deixando-a atuar entre três a cinco minuto - são outros aspetos a ter em conta, assim como enxaguar o cabelo cuidadosamente com a toalha, apertando-o e não esfregando-o. Se o cabelo ficar embaraçado, a melhor forma de lhe devolver a normalidade é com as mãos e não com uma escova. Pentear o cabelo na horizontal com os dedos é o segredo, diz a publicação.

Mas o cabelo pede também cuidados fora da casa de banho e alguns começam mesmo quarto, com a troca de uma fronha de algodão por uma de seda. Passando para a cozinha, a alimentação é também um dos aspetos mais determinantes na saúde do cabelo, devendo-se apostar em alimentos ricos em ferro e zinco e ainda proteínas saudáveis, como os ovos e lentilhas. A vitamina C é também importante.

Na hora do treino, o cabelo deve ser apanhado por elásticos suaves ou não por elásticos que causem fricção. Fazer uma trança ao invés de um rabo-de-cavalo apertado é também uma boa opção.

Embora o uso de secadores e alisadores não seja o mais recomendado, estes dois equipamentos continuam a fazer parte da rotina diária de muitas pessoas, por isso, para minimizar os danos deve-se deixar que o cabelo seque cerca de 80% ao natural, recorrendo, depois, aos produtos de proteção anti-calor antes de usar o secador ou prancha.

Optar por temperaturas mais amenas e excluir o secador e o alisador da rotina pelo menos duas vezes por semana são outras duas estratégias a ter em conta na hora de cuidar da saúde do cabelo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório