Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Vitamina D poderá ajudar a prevenir a diabetes tipo 1

Estudo revela que as crianças que recebem doses mais altas de vitamina D têm um menor risco de desenvolver diabetes tipo 1 e auto-imunidade nas ilhotas.

Vitamina D poderá ajudar a prevenir a diabetes tipo 1
Notícias ao Minuto

18:46 - 26/10/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Há vários anos que se debate a possibilidade de a vitamina D poder ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e auto-imunidade nas ilhotas pancreáticas, mas o assunto gera bastante controvérsia.

No entanto, num novo estudo, publicado na revista Diabetes, uma equipa de investigadores, que analisou 8676 crianças com um alto risco de desenvolver diabetes tipo 1, descobriu que as crianças que tinham níveis mais altos de vitamina D – tanto em bebé como em criança – tinham um risco de auto-imunidade nas ilhotas e de diabetes tipo 1 significativamente menor, segundo reporta o Indian Express.

A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune crónica, cuja prevalência tem aumentado entre 3 e 5% anualmente em termos mundiais. Esta doença ocorre quando o sistema imunitário do corpo destrói as suas próprias beta-células de produção de insulina no pâncreas.

Já a auto-imunidade das ilhotas é um percursor da diabetes tipo 1 e é detetada através de anticorpos que surgem quando o sistema imunitário ataca as células de ilhotas pancreáticas que produzem insulina.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório