Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Comer ovo cru, sim ou não? Nutricionistas explicam

Da tradicional gemada ao café com ovo, são muitas as formas de consumir esta proteína de origem animal ainda crua. Mas será seguro fazê-lo?

Comer ovo cru, sim ou não? Nutricionistas explicam
Notícias ao Minuto

07:20 - 30/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

O ovo é um dos alimentos de origem animal com mais benefícios para a saúde. Ainda cru, oferece três gramas de proteína, vitamina A, B2, B5, B12 e E, minerais e ainda antioxidantes que atuam a favor do sistema imunitário, do cérebro, dos olhos e da pele.

Quando cozinhado, o ovo continua a ser um aliado da boa saúde, embora possa ficar nutricionalmente menos interessante quando é, por exemplo, frito. Mas é este um bom motivo para comer ovos crus? Nem por isso.

Como explica o site da revista norte-americana Women's Health, a capacidade do organismo absorver os nutrientes do ovo - em particular, a proteína - é de cerca de 90% quando este alimento é cozinhado, ao contrário dos 50% quando ainda está cru.

Segundo Heather Mangieri, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos, consumir o ovo cru - ou com a gema ainda crua - compromete também a capacidade do organismo absorver a biotina (uma vitamina do complexo B), podendo, a longo prazo, trazer alguns problemas de saúde.

Além de serem menos digeríveis, os ovos crus portam um sério risco de contaminação de bactérias - mesmo quando a casca não é partida na taça ou recipiente em que a clara e a gema são colocadas. "O principal risco de consumir ovos crus ou pouco cozidos é a infeção por Salmonela, que causa sintomas de intoxicação alimentar, como cólicas, diarreia, náuseas, febre e dor de cabeça", explica a dietista Lauren Antonucci, que revela ainda que os sintomas podem aparecer apenas 48 horas depois de comer o ovo cru e perdurar por cerca de sete dias.

Apesar de a ação nociva da Salmonela apenas desaparecer com o calor da cozedura, há uma forma de continuar a comer ovos crus, minimizando ligeiramente os riscos. Diz a especialista que "os ovos pasteurizados são a escolha mais segura quando se trata de comer ovos crus", esclarece a especialista, destacando a importância de não consumir ovos com a casca rachada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório