Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Serão estes alimentos realmente saudáveis? Nem por isso

Saber o que é saudável ou não depende de dois simples aspetos: a leitura eficaz do rótulo e o impacto que o alimento tem na saúde da pessoa. Fiquemos pelos rótulos.

Serão estes alimentos realmente saudáveis? Nem por isso
Notícias ao Minuto

08:40 - 26/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Nutrição

Nos dias que correm, em que a alimentação parece ter conseguido a atenção nunca antes tida, é quase impossível ir ao supermercado e não ser 'invadido' por alimentos que possuem na embalagem as palavras 'saudável', 'dieta', 'light', 'sem glúten', 'sem açúcar'.

A oferta alimentar é cada vez maior, assim como os produtos que dizem ser os melhores para quem pretende seguir um estilo de vida saudável. Mas serão realmente assim tão bons? Nem por isso.

Como explica ao jornal espanhol El Confidencial a nutricionista Susie Burrell, existem alimentos que estão em voga por serem considerados saudáveis, mas que, na verdade, não são assim tão amigos da saúde e boa forma física como o esperado. É o caso do atum em lata, um dos alimentos preferidos dos desportistas por ser rico em proteína, vitaminas e minerais. Mas, o que é que tem de mal o atum? O mercúrio, diz a especialista, salientando que este componente é visto pela União Europeia como um contaminante e que o seu consumo elevado pode trazer sérios riscos para a saúde.

Para a nutricionista, os níveis de metilmercúrio no atum enlatado até podem não ser dos piores, mas, para evitar complicações futuras, o melhor é mesmo não consumir mais do que duas a três vezes por semana, alternando esta proteína por outras, como o frango, as leguminosas, ovos ou a manteiga de amendoim (caso o atum seja consumido como um snack pós-treino). Trocar o atum em lata pela sardinha ou salmão é também uma opção válida, diz à publicação.

Também o molho de soja não é assim tão saudável como a maioria das pessoas pensa, uma vez que este condimento asiático é oriundo do sódio, podendo conter entre 600 a mil miligramas de sódio por colher de sopa.

Usadas frequentemente como snack por terem poucas calorias, as bolachas de arroz (também conhecidas como tortilhas) um outro alimento 'saudável' ao qual deve fugir a sete pés. E o motivo é bem simples: As poucas calorias que têm são vazias, que nada mais fazem do que elevar os níveis de açúcar no sangue. Para quem precisa de um snack pouco calórico e crocante (para promover uma maior sensação de saciedade), então o melhor é trocar as bolachas de arroz por bolachas de centeio ou de múltiplos cereais.

Embora seja calórico, o azeite é uma das melhores gorduras que podemos consumir, porém, usar o azeite em spray não é lá muito boa ideia, diz a nutricionista, explicando que esta alternativa deixa as pessoas sem noção da quantidade de azeite que realmente estão a usar, correndo o risco de colocar este 'elixir de azeitona' em quantidades demasiado elevadas. Importa salientar que uma colher de sopa de azeite tem cerca de 90 calorias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório