Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Prevenção do Alzheimer pode acontecer nos próximos 20 anos

O neurocientista Joseph Jebelli estima que poderá ser possível travar a doença em breve.

Prevenção do Alzheimer pode acontecer nos próximos 20 anos
Notícias ao Minuto

13:40 - 25/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Neurocientista

"[A ideia é] trazer a doença de volta, desenvolvendo um medicamento que poderemos dar a alguém anos antes de começar a ter sintomas". O plano foi traçado pelo neurocientista Joseph Jebelli, que acredita que com o recurso a biomarcadores será possível prevenir a doença de Alzheimer nos próximos 10 a 20 anos.

O plano do especialista é otimista e até mesmo um tanto ou quanto arrojado, não fosse a doença de Alzheimer uma das mais complexas de decifrar, uma vez que os esforços da ciência para encontrar uma cura não têm conseguido apresentar resultados tão concretos quantos os necessários. Mas o 'véu' tem vindo a ser levantado aos poucos.

Sabendo que alguns dos sinais da doença são visíveis no sangue, o neurocientista espera conseguir recorrer a este e a outros biomarcadores para levar avante o seu plano de 'aniquilar' a doença, criando um tratamento que atue no campo de prevenção. Estes biomarcadores até agora descobertos tornam um pouco mais simples a previsão do aparecimento da doença e, com isso, o seu bloqueio mesmo antes de ser uma doença.

Joseph defende que o seu plano pode ser verdadeiramente eficaz, não só por tratar da doença antes que esta manifeste, mas também por recorrer a tudo o que já tem vindo a ser estudado e analisado desde que esta patologia mental foi descoberta, há cerca de 100 anos.

"Isto mudará o curso da doença, empurrando-a de volta ao ponto em que [os pacientes] não só não experimentam nenhum sintoma, mas morrem naturalmente", diz Jebelli ao jornal norte-americano.

No seu livro 'In Pursuit of Memory: The Fight Against Alzheimer’s', que será publicado no dia 31 e que terá todo este processo científico detalhado e explicado, o especialista dá a conhecer algumas das descobertas mais recentes e determinadas descobertas que podem ajudar a fazer a diferença e fala ainda diretamente do impacto que a doença teve no seu avô, algo que acabou por servir de 'inspiração' para concentrar todas as atenções no tratamento da patologia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório